Fundação Cultural promoverá o 4º Encontro Regional Pará Ler

• Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2017, 16h52
  • Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2017, 16h53

O Encontro Regional Pará Ler, uma iniciativa da Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais, promove o fortalecimento da rede de bibliotecas públicas e comunitárias do Estado. A quarta edição do encontro será realizada nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na sede municipal de Rio Maria, na região sul. O objetivo do encontro é fortalecer a rede de bibliotecas públicas e comunitárias do Pará, por meio de diálogos, debates e oficinas, com temas que estimulam a leitura e a formação de bibliotecas.

Do evento participarão representantes de municípios das regiões de Integração Araguaia e Carajás, incluindo servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, colaboradores de bibliotecas públicas municipais e pessoas que atuam em espaços de leitura comunitários. Os encontros regionais foram iniciados este ano. O primeiro foi realizado em Bragança, seguido de Santa Maria do Pará e Oriximiná.

“Nós iremos promover debates importantes sobre temas relevantes na área do livro, da leitura e literatura das bibliotecas, através de palestras e boas práticas regionais, visando à troca de experiências na região”, informa o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Guilherme Relvas.

“Além disso, o próprio Instituto de Políticas Relacionais irá trabalhar com uma formação na área de trabalho de rede, abordando pesquisa de comunidade, mapeamento cultural e oficinas. Através delas, podemos identificar os principais anseios e demandas, para que o público da região absolva esses aprendizados”, ressalta o coordenador.

Segundo Guilherme Relvas, é muito importante colaborar com discussões que abordam a leitura e promover a integração das regiões com a troca de experiências, para o aprimoramento dessas localidades.

O Pará tem cerca de 160 bibliotecas públicas. Alguns municípios, como Tomé-Açu, no nordeste do Estado, têm mais de uma biblioteca. Uma das metas da FCP, nesse âmbito, é garantir a manutenção e, quando necessário, modernizar os espaços.

O Encontro Pará Ler é um projeto da FCP, executado com a parceria do Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp) e o Instituto de Políticas Relacionais, e patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates e Iber Bibliotecas.