Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curro Velho ofertará oficina de criação de conteúdo para internet

  • Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 05h57
  • Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 11h10
  • Acessos: 972
imagem sem descrição.

Youtuber é um termo recente, criado a partir da difusão das novas plataformas digitais, e refere-se à pessoa que gera conteúdo para internet, particularmente vídeos – que podem ser sobre de humor, música, jogos, tutoriais, didáticos, etc – por meio do mais popular canal de compartilhamentos do gênero: o YouTube. E é justamente sobre o processo de geração desse tipo de conteúdo que tratará a oficina Youtuber, que será ministrada de 18/09 a 06/10 por Emerson Roberto, no Curro Velho, unidade da Fundação Cultural do Pará.

Conhecido na internet como ‘Tromps’, o youtuber paraense Emerson Roberto tem 26 anos e é “cria” do Curro Velho. As primeiras oficinas de que participou foram de técnica vocal e canto. Só depois que criou um canal na rede social ele passou a participar das oficinas audiovisuais de videoclipe e cinema em mídias móveis.

“A oficina surgiu da necessidade de qualificação de profissionais para internet que com baixo investimento são capazes de produzir conteúdo para um canal no YouTube de forma eficiente, utilizando seu dispositivo móvel, além de adquirir informações relevantes sobre a plataforma, como direitos autorais e a possibilidade de gerar conteúdo próprio,” explica o instrutor.

“A dinâmica da aula envolve aulas teóricas sobre a plataforma, noções básicas de fotografia e produção audiovisual, além de mostra de conteúdo dos primeiros youtubers brasileiros, para servir de inspiração para os novos criadores de conteúdo que iremos formar com a oficina”, informa Tromps.

 

Mini Documentário

Também voltada ao vídeo, a oficina de Mini Documentário vai abordar a história da linguagem do cinema documental, programada para o período de 18/09 a 06/10. Durante as aulas os participantes terão a oportunidade de produzir um mini documentário, a partir de temas e técnicas que serão debatidos entre eles. Também assistirão a documentários diversos para entender melhor os diferentes estilos: observativo, participativo, reflexivo, performático, poético e expositivo.

“A ideia é mostrar aos alunos da oficina como se constrói uma narrativa, a partir dos recursos que a linguagem cinematográfica tem, em especial para o documentário. Vamos abordar a escolha do tema, discutir a mensagem que se deseja passar, conhecer as técnicas de enquadramento, planos, movimento de câmera e outras particularidades” conta Tábita Oliveira, jornalista e instrutora da oficina.

 As oficinas do Curro Velho estão abertas a toda comunidade, sem limitação de idade. Para os alunos da rede pública estadual de ensino as inscrições são gratuitas e para os alunos da rede particular  será cobrada uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) no ato da inscrição. Aqueles que tiverem 70% de presença nas aulas receberão o certificado de conclusão. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 18.        

Serviço:

Oficina Youtuber

De 18/09 a 06/10, das 16h às 18h

Ministrante: Emerson Roberto ‘Tromps’

Oficina de Mini documentário

De 18/09 a 06/10, das 10h30 às 12h30

Ministrante: Tábita Oliveira

Local: Oficinas Curro Velho: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telegráfo

(91) 3323-0048/49

registrado em:
Fim do conteúdo da página