Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Núcleo de Oficinas Curro Velho abre portas para fiéis acompanharem Romaria Fluvial neste sábado

  • Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 18h33
  • Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 18h37
  • Acessos: 171
imagem sem descrição.

O Núcleo de Oficinas Curro Velho abre suas portas neste sábado, 13, a partir das 8h, para que os fiéis possam acompanhar a Romaria Fluvial que precede o Círio de Nazaré. Nesse dia também haverá a apresentação especial do grupo “O Auto da Lua Crescente”, integrado por jovens atores alunos do Curro Velho, que farão uma bela homenagem a esse grande evento, com o espetáculo "O Filho da Promessa".

A Romaria Fluvial que inicia as romarias do sábado é a terceira das doze procissões oficiais do Círio de Nazaré. O trajeto leva a imagem do Trapiche de Icoaraci à escadinha do Cais do Porto e cerca de 500 embarcações acompanham a Imagem Peregrina durante o trajeto de 18,5 km pelas águas da baía do Guajará.

Há mais de quatro anos O Núcleo de Oficinas Curro Velho abre as portas para os fiéis assistirem a passagem da Romaria Fluvial pela orla. Muitos devotos de Nossa Senhora de Nazaré escolhem o espaço para assistir a passagem da Santa na orla do curro velho.

Antes da passagem da Santa, por volta das 8h30 horas, haverá a apresentação da peça "O Filho da Promessa". Segundo Pawer Martins, um dos responsáveis pela direção musical do espetáculo e também instrutor do Curro velho, essa apresentação tem como tema o Círio de Nazaré.

A obra narra a história de um poeta sem fé, mas cuja mãe é bastante devota de Nossa Senhora de Nazaré, tendo feito, inclusive, uma promessa para que ele viesse ao mundo. Ela era tão devota que ficou conhecida como Maria promesseira, pelo fato de pagar sua promessa em diversos Círios pelo Pará.

Para tentar descobrir o motivo da fé inabalável da mãe, o poeta faz o mesmo caminho, passando por vários municípios do estado como Soure, Vigia de Nazaré, Bragança e Belém.

“O grupo tem o objetivo de resgatar essas manifestações da cultura popular que a Santa recebe todos os anos, para manter o movimento sempre vivo”, pontua Alexandre Luz, diretor de apoio do grupo. Além da apresentação haverá também uma queima de fogos durante a passagem da Santa.

Serviço: O Núcleo de Oficinas Curro Velho abre suas portas neste sábado, 13, a partir das 8h. A apresentação da peça "O Filho da Promessa" será por volta das 8h30, na Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 (no fim da Trav. Djalma Dutra). Entrada Franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página