Pará é destaque na premiação de bibliotecas públicas que promovem a transformação social de suas comunidades

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 16h21
  • Última atualização em Sexta, 02 de Novembro de 2018, 11h15

Na última sexta, 26, a Recode, ONG voltada ao empoderamento digital e transformação social, premiou 10 bibliotecas públicas brasileiras, entre as quais quatro bibliotecas Paraenses. A Biblioteca Municipal Wilson Marques, em Tomé-Açú, foi a primeira colocada.

Concorreram nessa premiação 48 bibliotecas públicas que participaram do programa “Conecta Biblioteca”, uma realização da Recode e da organização norte-americana Caravan Studios. O programa é focado no estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, promovendo apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas.

A Fundação Cultural do Pará, que vem apoiando e dando assistência técnica a diversas bibliotecas do estado, tem a alegria de divulgar que quatro iniciativas foram contempladas pelo edital, conquistando o primeiro, quinto, sétimo e décimo lugar.

“Apesar de serem bibliotecas municipais, o apoio para a construção desses projetos veio do Sistema Nacional de Bibliotecas, apoiados pela FCP. Sempre que um edital é publicado, seja nacional ou internacional, o nosso papel é receber essa informação e nos colocar a disposição para auxiliar na elaboração de projetos e assistência técnica, pois no interior do estado normalmente há carência de profissionais qualificados para elaborar o projeto”, explica Giselle Arouck, Diretora do Departamento de Leitura e Informação da FCP.

Nessa ocasião, a Biblioteca Municipal Wilson Marques em Tomé-Açú, que completou recentemente 40 anos de existência, criou uma programação chamada “Projeto Biblioagrorural”, em parceria com a prefeitura, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Cultura, além da equipe da biblioteca.

“Foi feita uma pesquisa com a comunidade, e diversas pessoas sugeriram o tema pequeno agricultor. Sendo assim, em parceria com um engenheiro agrônomo, Paulo Scaramussa, e uma Técnica Agrícola, Andreia Oliveira, foi organizado um ciclo de palestras sobre a agricultura sustentável em duas comunidades do município, e também levamos os participantes para conhecer a nossa biblioteca e disponibilizar para eles cursos de informática, integrando os conhecimentos”, comenta Elanir Fernandes, técnica responsável pela Biblioteca Municipal Wilson Marques, e autora do Projeto.

Como prêmio, o primeiro lugar receberá uma viagem à Colômbia para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas públicas, e os demais colocados ganham equipamentos tecnológicos para seus espaços.

As demais bibliotecas premiadas foram as seguintes: em 5º lugar, a Biblioteca Municipal Wesley Viana de Moura, de Redenção, sob a coordenação de Margareth Miranda de Oliveira; em 7º lugar, a Biblioteca Antonio Massoud Ruffeil, de Inhangapi, sob a coordenação de Edilza Pinheiro da Rocha; e em 10º lugar, a Biblioteca Municipal Jorge Gomes de Carvalho, de Curralinho, Mycnamara Moraes da Silva Ribeiro.