Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FCP lança projeto "Cultura de Paz" em escola do Guamá

  • Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 11h55
  • Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 11h55
  • Acessos: 505
imagem sem descrição.

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, promove a primeira edição do projeto "Cultura de Paz" neste sábado (1), a partir das 9h. A programação será no bairro do Guamá, na Escola Estadual Frei Daniel, é aberto ao público e inaugura uma série de eventos voltada para a presença da FCP nas comunidades. Entre as atividades previstas para o dia, estão oficinas, palestras, workshops, apresentações culturais, rodas de conversa literária, teatro de bonecos e prestação de serviços. A ação conta ainda com a parceria da comissão de cultura da Assembleia Legislativa do Estado, da Secretaria de Educação (SEDUC), da Secretaria de Saúde (SESPA), da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O objetivo do projeto é expandir as ações da FCP, levando momentos de cultura e lazer para escolas públicas, centros comunitários, igrejas, praças e outros espaços de uso coletivo localizados nas periferias de Belém - além de integrar serviços de saúde e cidadania às práticas lúdicas e educativas. A representação comunitária do Guamá e a direção da Escola Frei Daniel ajudam a coordenar a ação, cuja programação se estenderá até às 17h. A FCP utilizará diversos espaços do colégio para realizar as apresentações artísticas, oficinas e demais atividades culturais - que serão das mais variadas. O Espaço Curro Velho, por exemplo, levará à comunidade manifestações de hip hop, capoeira, karatê e grafite, além de oficinas de desenho, pintura e brinquedos de recicláveis. João Clovis Melo de Oliveira, diretor de Oficinas Culturais e Iniciação Artística deste núcleo da FCP, está entusiasmado com a oportunidade. "O projeto é inovador e reúne diversas expressões importantes. A ideia, a partir desta primeira experiência, é conseguir realizar periodicamente a ação, levando-a a cada bairro", sustenta. Pela FCP, além do Curro Velho, participam também a Diretoria de Leitura e Informação, com teatro de fantoches, ônibus-biblioteca e roda de conversa literária; e a Diretoria de Integração Cultural, que levará à escola o seu cinema itinerante, por meio da equipe do Cine Líbero Luxardo.

A comunidade também brilhará no "Cultura de Paz": os grupos Flores do Pará e Celebridades, atuantes no bairro, realizarão performances folclóricas; e a própria Frei Daniel apresentará número musical com uma banda formada pela escola. Em paralelo a todas as atividades, a SESPA ocupará uma sala com atendimentos básicos de saúde e a SEASTER proporcionará a emissão de documentos. O presidente da Fundação Cultural do Pará, João Marques, destaca o caráter agregador do evento. "Um projeto deste porte prioriza a integração em diferentes sentidos, desde a cooperação mútua entre as várias instituições estaduais até a natureza transdisciplinar de tantas possibilidades educativas, esportivas e artísticas agindo juntas. Isso passa ainda pela mais importante de todas: o intercâmbio entre a FCP e a população, que quer consumir cultura e quer ser reconhecida como produtora de cultura também", analisa. O presidente enfatiza que estar perto do povo é um aspecto fundamental da gestão. "É preciso que as pessoas se sintam em casa nos nossos espaços, que os ocupem. Que se vejam na Fundação e vejam a Fundação ao lado delas. Por isso democratizar o acesso é uma bandeira tão importante para nós, e temos feito disso um guia para nossas realizações, sejam na capital ou no interior do estado. Ir até os bairros é mais um ótimo passo para tudo que ainda planejamos fazer".

SERVIÇO

Projeto Cultura de Paz (FCP nas Comunidades)

01 de junho (sábado), das 09h às 17h

Local: Escola Estadual Frei Daniel - Travessa Liberato de Castro, 573 - Guamá

Entrada franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página