Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FCP divulga programação do "Arraial de Todo o Pará" e ordem de apresentação das quadrilhas

  • Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 17h45
  • Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 17h45
  • Acessos: 11842
imagem sem descrição.

100 quadrilhas juninas estão inscritas no XVI Concurso Estadual de Quadrilhas da Fundação Cultural do Pará. As concorrentes, divididas nas modalidades adulta e mirim, se apresentarão dentro da programação do Arraial de Todo o Pará, que ocorre de 15 a 30 de junho na praça do Povo, o principal salão aberto da sede da FCP (Centur). Além das quadrilhas, mais 70 números artísticos de folguedos juninos - como cortejos de boi-bumbá e de máscara, cordões e grupos de pássaros, grupos de carimbó e parafolclóricos - integram a agenda do período, que também conta com shows voltados para o clima da época. Toda a programação é gratuita e para toda a família.

A coordenação do evento divulgou hoje, 05, a ordem de apresentação das participantes do concurso - definida por meio de sorteio. Esta foi a primeira vez que as interessadas se inscreveram por meio de edital, publicado no Diário Oficial do Estado no fim de março. Das 100 habilitadas a ingressar na competição, dois terços são de grupos de fora da capital. Municípios como Abaetetuba, Curuçá, Colares, Concórdia do Pará, Limoeiro do Ajurú, Igarapé-Açu, Primavera, São Miguel do Guamá, Soure e Vigia estão entre os que vão performar nas duas semanas de Arraial (clique aqui para conferir a grade de apresentações). O diretor de interação cultural Almir Santos enfatiza que o novo procedimento visa a atender aos princípios que regem a administração pública. "Procuramos, por meio deste instrumento, fazer jus aos ideais de legalidade, impessoalidade e transparência na realização do concurso, que é parte importante do calendário do estado", pontua, comemorando a adesão da comunidade à mudança. "O formato teve uma ótima aceitação. Utilizaremos este primeiro momento de formalização para pré-cadastrar os inscritos, de modo que a Fundação possa estar mais próxima desses produtores de cultura popular não apenas em junho, mas ao longo do ano e da gestão como um todo".

Arraial – Embora o aguardado concurso de quadrilhas inicie no dia 15 de junho, o Arraial de Todo o Pará começa um pouco antes, com eventos realizados em outros espaços da FCP. O Curro Velho é um dos inauguradores da quadra, com seu Arraial Junino nos dias 07 e 08 de junho (sexta e sábado), a partir das 18h. Entre as atrações, se apresentam o grupo folclórico Flores do Pará, voltado para a terceira idade; o projeto Crias do Curro Velho, que encena o espetáculo junino "O Casamento do Boto Moço"; e a companhia de dança Do Nosso Jeito, que performa a Quadrilha Inclusiva. Também haverá shows e venda de iguarias e artesanato. Já na Casa das Artes ocorrerá a tradicional Revoada dos Pássaros, evento que celebra o colorido e a forte simbologia folclórica dos cordões de pássaros juninos. O cortejo ocorre desde 2002 e é considerado um marco dos festejos populares locais, já que os pássaros são uma expressão cultural genuinamente paraense. A Revoada será no dia 08 de junho, a partir das 17h.

Infantil – Na quadra junina, a criançada também recebe atenção especial dentro da Biblioteca Pública Arthur Vianna. O espaço infantil da BPAV oferece, a partir do dia 11, uma série de atividades voltadas para a preservação da cultura junina no imaginário lúdico dos pequenos. Teatro, brincadeiras cantadas, pescaria literária, contação de histórias e oficina de brinquedos populares estão entre as atrações do espaço, que ocorrerão de manhã e de tarde (clique aqui para acessar a agenda completa).

 

Serviço:

Arraial de Todo o Pará - FCP

Casa das Artes - Revoada de Pássaros (08 de junho, a partir das 17h)

Espaço Curro Velho - Arraial Junino (07 e 08 de junho, a partir das 18h)

Sede Fundação Cultural do Pará (Centur) - XVI Concurso Estadual de Quadrilhas (15 a 30 de junho, a partir das 19h)

Entrada franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página