Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto levará novos saberes a Grupos de Bichos e Pássaros Juninos

  • Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 11h21
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 03h55
  • Acessos: 1976

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Artes, inicia na próxima segunda (06) o projeto de valorização dos grupos de Pássaros e Bichos Juninos, dentro do “Laboratório – Transmissão do Saber-Fazer”. Em formato de palestra, o encontro, que se repetirá na quinta-feira (09), ocorrerá das 15 às 18 horas, na Casa das Artes (antigo IAP), com 50 vagas para cada dia. As inscrições serão feitas previamente no local.

A primeira palestra terá como tema “A Função Dramática do Figurino nos Pássaros Juninos”, com Margareth Refkalefsky. “Já é uma tradição que trouxemos do antigo IAP, o apoio aos grupos de Pássaros e Bichos Juninos. Todo ano é feita a Revoada. E este ano queremos com essas atividades também agregar os mais jovens que bordam e trabalham na confecção de figurinos, para utilizarem materiais modernos e aprenderem novas técnicas”, informa Elaine Oliveira, coordenadora da área de Literatura e Expressão de Identidade da Fundação Cultural do Pará.

No segundo encontro, os participantes terão a oportunidade de aprender com Lucinha Lobato sobre temas como modelagem e cartela de cores. Professora da Universidade da Amazônia (Unama), ela apresentará a palestra “O figurino do Teatro dos Pássaros em construção”. Segundo Elaine Oliveira, esta “não é uma interferência ao trabalho deles, mas uma contribuição. É fazer com que isso talvez se torne uma profissão”.

As palestras são o ponto de partida para outras atividades de capacitação, como uma oficina de confecção de figurino, que deverá acontecer em breve, e a preparação dos grupos para a programação junina promovida pelo governo do Estado em diversas regiões durante o período junino.

Serviço: Laboratório – Transmissão do Saber-Fazer. Dia 06, palestra “A Função Dramática do Figurino nos Pássaros Juninos”. Dia 09, palestra “O figurino do Teatro dos Pássaros em construção”, das 15 às 18 h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré), onde também serão feitas as inscrições. Mais informações pelos fones (91) 4006-2900/2932/2904.

registrado em:
Fim do conteúdo da página