Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Biblioteca Pública Arthur Vianna promove a 8ª Semana do Quadrinho Nacional

  • Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 15h57
  • Última atualização em Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 16h59
  • Acessos: 759
imagem sem descrição.

A Semana do Quadrinho Nacional é realizada pela Biblioteca Pública Arthur Vianna através da seção Gibiteca desde 2013 e marca as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro. Em Belém a data foi comemorada pela primeira vez no ano de 1992 na Casa da Linguagem, anexo da Fundação Curro Velho, proposta pelo grupo de quadrinhos local “Ponto de Fuga”, que também participou da organização do evento e desde então a data é celebrada por grupos entusiastas e quadrinistas que se tornou um evento regular da Fundação Cultural do Pará.

O principal objetivo do evento é colocar em destaque os quadrinhos produzidos no Brasil e, especificamente, o que é produzido no Pará. Assim como, valorizar e destacar o quadrinho como linguagem e forma de expressão artística.

No decorrer de oito anos de realização da Semana do Quadrinho Nacional, diversos temas foram abordados entre palestras e bate-papos. Desde questões relacionadas à produção, mercado e linguagem, quanto a produções acadêmicas sobre quadrinhos. Questões bastante pertinentes na atualidade, como a representação do negro nas HQs e o feminismo nos quadrinhos.

 

Nesta edição, após dois anos com o evento de forma virtual, serão promovidas palestras, workshops, exposições, feira de gibis, beco dos artistas e lançamentos de publicações com sessão de autógrafos e bate-papo com autores, de modo presencial e obedecendo os protocolos sanitários. Desta forma, a proposta da programação é oferecer ao público conhecimento e entretenimento, além de estímulo para leitura e produção de HQs. As inscrições para o Beco dos Artistas e Feira dos Quadrinhos podem ser realizadas até o dia 14 deste mês com resultado no dia 18/01, que poderá ser acompanhado pela conta oficial no Instagram da Biblioteca e através do e-mail cadastrado.

 

Os Workshops, Masterclasses e Palestras têm o intuito de apresentar diferentes etapas no processo de criação de uma HQ, tais como:  roteiro, storytelling, desenho, personagens e colorização. Sempre buscando oferecer um horizonte que possibilite a melhor compreensão sobre determinada técnica, método ou processo.

WhatsApp Image 2022 01 07 at 15.53.40

A Feira do Gibi e o Beco dos Artistas são espaços para venda e troca de quadrinhos entre leitores, colecionadores e produtores. O objetivo é reunir aprodução autoral de quadrinistas paraenses para comercializarem seus trabalhos. A Feira é para a venda de quadrinhos diversos. Já o Beco para os autores comercializarem suas produções.

  

Essa 8ª edição da Semana do Quadrinho Nacional terá ainda um início especial, a Pré Semana, que contará com a participação do vencedor da primeira edição do Prêmio Jabuti em 2017, Gidalti Moura Jr. nos dias 13 e 14 de Janeiro para o bate-papo e lançamento do seu Livro “Brega story” e um masterclasses referente à processos criativos e edição.

As exposições buscam exibir produções que se destacam no cenário local, com grande variedade de estilos e gêneros direcionadas para o público infanto-juvenil e adulto. A 8ª edição da Semana do Quadrinho Nacional como de costume será realizada na Fundação Cultural do Pará e acontece entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2022. Para mais informações, acesse o perfil oficial da Biblioteca no instagram(@bibliotecadocentur)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI (CLIQUE AQUI)

registrado em:
Fim do conteúdo da página