Notícias

Fundação Cultural do Pará divulga resultado final de seleção do Edital Semear 2025

Os Certificados de Enquadramento do Edital 2024, que teriam validade expirada em maio deste ano, terão validade estendida por mais 90 dias
Por Bruno Cunha (FCP)
30/04/2025 10h50

A Fundação Cultural do Pará (FCP) publicou o resultado final do edital Semear 2025 na edição desta quarta-feira, 30, do Diário Oficial do Estado. Os proponentes aprovados podem acessar o Sistema de Gestão de Projetos Culturais -Semear (SGP-Semear) para fazer o download do Certificado de Enquadramento. O documento tem validade de 12 meses a partir da data de emissão, conforme previsto na legislação do programa. A lista completa dos projetos aprovados está disponível aqui.

Com os certificados em mãos, os proponentes poderão captar recursos junto a empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sediadas no Pará e interessadas em incentivar projetos culturais por meio do programa. Para o exercício de 2025, a Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) destinou R$ 25 milhões em renúncia fiscal, viabilizando a captação de recursos via Semear.

Prorrogação - Os Certificados de Enquadramento do Edital 2024, que teriam validade expirada em maio deste ano, terão validade estendida por mais 90 dias, ficando válidos até agosto de 2025. A medida permite que os produtores culturais contemplados no Edital Semear 2024 possam captar recursos utilizando a chancela do edital anterior.

A secretária executiva do Programa Semear, Carmem Fischer, destaca a importância da decisão de prorrorgar: "A prorrogação de 90 dias oferece nova oportunidade para que os agentes culturais contemplados no edital de 2024 realizem a captação de recursos. A medida reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, com o fomento à cultura paraense"., explica.

Edital - O Programa Semear seleciona projetos culturais que possam captar recursos em empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), beneficiando-se de incentivos fiscais. 

Os proponentes selecionados inscreveram-se no edital em janeiro e passaram por etapas de análise documental, avaliação de mérito cultural e capacidade técnica, com direito a interposição de recursos durante o processo. Todas as fases foram realizadas por meio do SGP-Semear, implementado pela primeira vez na edição deste ano.

Serviço:

Canais de atendimento - Para mais informações sobre a retirada de certificados ou o processo de patrocínio, os proponentes podem entrar em contato com a equipe da Semear, pelos e-mails semear@fcp.pa.gov.br ou semear.projetos@fcp.pa.gov.br, pelos telefones (91) 3284-9073, (91) 3284-9072 e (91) 98419-8780 (WhatsApp institucional).