Durante quatro noites, entre os dias 20 e 24 de agosto, o Festival Folclórico de Altamira (FestFal) mesclou celebração e competição em um encontro de música, dança e teatro popular. Com incentivo do programa Semear, a festa ocorreu no estacionamento do Centro de Eventos Vilmar Soares.
Oito grupos folclóricos subiram à arena este ano: Flor da Juventude, Tradição Aparecida, Cheiro do Pará, Rosa dos Ventos, Beija Flor, Mistura Paraense, Explosão Bela Vista e Cisne Branco, que conquistou o primeiro lugar nesta edição.
Além da disputa de grupos, o FestFal elege também a Rainha do Folclore. Cada grupo apresenta sua representante com temas que enaltecem a força feminina e a ancestralidade amazônica. Este ano, a eleita foi Danielly Roanny , do grupo Cheiro do Pará. Danielly apresentou a performance “Das Entranhas dos Rios, a Voz Silenciada que se Ergue em Resistência”.
O Festfal 2025 é realizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (Semear), pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e pelo Governo do Pará. A produção é da Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira (Agfal) e do Instituto Ararajuba. Conta com o patrocínio da Prefeitura de Altamira, Equatorial Energia, Maruzi, Finart, Você Telecon, Domínio Comunicação, ABS Distribuidora, Ideal Magazine e Sublimação, além do apoio da OAB Subseção Altamira, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.