Notícias

Com mais de 700 inscritos, oficinas do Curro Velho e da Casa da Linguagem promovem inclusão social

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
18/03/2024 14h43

O primeiro módulo de cursos em 2024 do Núcleo de Oficinas do Curro Velho e da Casa da Linguagem, integrantes da Fundação Cultural do Pará (FCP), entraram na segunda semana de execução e vão até o dia 1º de abril. Realizadas nos períodos da manhã e da tarde, as aulas variam entre todos os tipos de arte, como as visuais, cênicas, verbais e musicais.

A FCP ofereceu 44 oficinas e recebeu 724 inscritos, sendo que 69 foram de pessoas com deficiência (PcD). O objetivo dos cursos é fomentar a arte na vivência dos alunos, com aprofundamento de conhecimento, tanto na parte artística quanto na profissional, proporcionando, além de ensinamentos, experiências de vida.

Com as oficinas, os participantes têm a oportunidade de explorar desde artes visuais até linguagem musical, passando por artes cênicas e fotografia. Há opções para crianças, jovens, adultos e idosos, além de oficinas inclusivas que promovem a sociabilidade.

“É muito bom ver o Curro Velho e a Casa das Linguagens com os espaços cheios, com as pessoas vindo para aprender e compartilhar conhecimento. A Fundação tem um papel muito importante ao oferecer as oficinas, proporcionando uma troca de experiências através da arte. Oferecemos um trabalho transformador através da cultura, visando a inclusão, seja na questão da idade ou das pessoas com deficiência”, disse Andrei Miralha, coordenador das oficinas culturais do Curro Velho.

Uma das oficinas ofertadas no Curro Velho é a de Iniciação ao Desenho, que oferece aos alunos a primeira experiência na arte visual. De crianças a idosos, o curso já ganhou o carinho do público. Uma das alunas é a farmacêutica Nazaré Alencar, de 71 anos, que falou sobre a importância da atividade.

“O curso estimula aquilo que a gente até desconhece que tem. Quando comecei a frequentar o espaço, achei que não tinha talento algum e agora consigo desenhar e fazer diversas coisas, tudo estimulado pelo Curro Velho, que é um espaço muito importante para todos, tanto para os idosos, como para as crianças e os deficientes”, afirmou Nazaré.

A Casa da Linguagem oferece a oficina Desenhos em Quadrinho e Produção em Fanzine. O instrutor do curso, Diogo Lima, falou da aceitação dos participantes ao conteúdo. “Essa oficina oportuniza às pessoas o acesso à linguagem de quadrinhos e à produção nesse formato de fanzine. Então, a gente contextualiza um pouco toda essa questão do campo de quadrinhos e da linguagem, como tiras, charge, revista, os quadrinhos digitais, entre outros”.