Notícias

Casa das Artes promove show gratuito do cantor Nilson Chaves e oficinas de produção cultural

Por Helena Saria (ASCOM)
19/03/2024 12h48 - Atualizada em em 19/03/2024 12h52

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, apresenta o show musical “Um canto amazônico”, do cantor e compositor Nilson Chaves, atividade contemplada pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, cujo objetivo é incentivar a produção artística e cultural paraense. O evento será nesta quinta-feira (21), a partir das 19h30, no espaço localizado na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, no bairro de Nazaré, com entrada franca.

Nilson Chaves tem 21 discos gravados, além de cinco DVDs comemorativos de sua carreira. Conhecido internacionalmente por sua voz e composições que exaltam as belezas e os costumes da Amazônia, mantém turnês regulares pela Europa, com shows em vários países do continente. No ano 2000, foi indicado para o Grammy Latino com o CD “25 anos ao vivo”, com as participações da Orquestra Jovem e do Coral da Fundação Carlos Gomes, do Pará, na categoria de Raízes Brasileiras.

Chaves explica que o show na Casa das Artes é uma atualização de “Segue o Barco”, que foi resultado da Lei Semear, da FCP, no ano de 2022, que resultou em um videoclipe, um show no Teatro da Paz e um site que também é um museu da biografia do artista. 

“A gente atualizou esse espetáculo, que era só de músicas novas, para um espetáculo que pudesse contemplar um pouco esse trabalho novo e também trazer os sucessos atemporais, as músicas que o público vai para assistir. Nessa versão, vou fazer o show junto com o percussionista Alcides Alexandre, bem conhecido daqui da cena. Então, é um show acústico, onde vou trazer esse repertório”, detalha o compositor.

Oficinas – “Projetos Culturais: da ideia à captação”, com Pedro Vianna, escritor, músico e produtor cultural, acontece nesta quarta-feira (20), na Casa das Artes, de 9h às 18h, e no próximo dia 28, de 9h às 18h, na Biblioteca Pública Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci.
“A gente pensou em oferecer oficinas de capacitação para agentes culturais daqui do município de Belém e dando prioridade para artistas, músicos, produtores, brincantes de grupos e de segmentos da cultura popular da cidade. Estamos oferecendo uma oficina de capacitação voltada para uma leitura crítica de projetos, cujo objetivo é que esses agentes culturais possam trazer seus projetos já iniciados. Vou dar uma consultoria individual com uma  leitura crítica e compartilhada com as outras pessoas. A gente vai fazer o estudo de caso de cada um deles e eu vou apontar estratégias de financiamento, melhoramentos que podem colaborar na construção do projeto”, explicou Pedro Vianna.

Já a oficina “Estudos Rítmicos: percussão amazônica”, com o instrumentista e compositor Márcio Jardim, acontece na quinta-feira (21), de 9h às 17h, na Casa das Artes, e no próximo dia 29, de 15h às 18h, na Biblioteca Pública Avertano Rocha.

As inscrições nas oficinas são gratuitas, limitadas e prioritárias para artistas, integrantes e produtores de grupos de cultura popular de Belém, clicando aqui - INSERIR O LINK https://forms.gle/PpAvx23Cq7gd1q1S9.