Notícias

Leitura por Todo o Pará - Expedição Literária tem vasta programação em Marapanim até sexta-feira (22)

Por Gustavo Pêna (ASCOM)
20/03/2024 14h27

A Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza até a próxima sexta-feira, 22, no município de Marapanim, na Região de Integração Guamá, diversas ações por meio do Programa Leitura por Todo o Pará, que inclui o projeto Expedição Literária. A programação conta com capacitações, oficinas e palestras.

A programação que iniciou na última segunda-feira, 18, com o treinamento sobre a organização e gestão de acervos bibliográficos. O público alvo da capacitação são os profissionais que atuam em bibliotecas e espaços de leitura.

Nesta quinta-feira, 21, será realizada uma avaliação técnica do projeto "Escola de Carimbó Mestre Pelé", contemplado pelo edital da FCP "Prêmio de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura", aberta ao público.

Na sexta-feira, com a presença do presidente da FCP, Thiago Miranda, o Programa Leitura por Todo o Pará fará a entrega de 5.200 livros. A partir das 18h, na Sede do Bom Intento, a ação terá atrações culturais, coral inclusivo e declamação de poemas com Valdison Brito. No mesmo espaço, acontecerá uma feira de livros e sebo e economia criativa, com artesanatos, exposições e gastronomia. A programação também é aberta ao público.

"Leitura por Todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural": programa da Fundação Cultural do Pará, constitui-se em um conjunto de ações na área do livro, leitura literatura e bibliotecas, cujo objetivo é a promoção de atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área da leitura, incluindo workshop de mediação de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas para o público infantil e juvenil, circuito do livro com escritores, interação entre autor e público leitor, programações culturais e cessão de acervo publicado por editoras paraenses para bibliotecas públicas municipais, escolares da rede pública, prisionais e hospitalares.

Expedição Literária – O projeto desembarcou em Marapanim com uma programação que teve abertura nesta quarta-feira (20), no Paço Municipal. Nesta terça-feira (21), ocorrem dois workshop: um de Contação de Histórias e o outro de Projetos Culturais.

O Expedição Literária também conta com o Circuito do Livro; Literatura para Elas, com escritoras do município e região; Intercâmbio Cultural com escritores; Palestra sobre a Abertura de Sebos; Oficina de Teatro; Credenciamento da FCP para Fazedores de Cultura e um Sarau Literomusical.

O Expedição Literária capacita profissionais da leitura e tem como objetivo incentivar os hábitos literários. A iniciativa também democratiza o acesso aos projetos e garante o protagonismo dos agentes culturais dos municípios do Pará.

“O Expedição Literária faz parte da regionalização da FCP, vinculado ao Programa Leitura por Todo o Pará, que tem como objetivo qualificar profissionais da área cultural, promovendo o fomento da circulação do livro e demais atividades relacionadas a esse universo de leitura, literatura e bibliotecas. A gente tem uma estimativa de 600 pessoas beneficiadas diretamente pelo evento”, disse Neila Garcês, coordenadora de Promoção Editorial da Fundação Cultural do Pará.

Programação Leitura por Todo o Pará – Expedição Literária em Marapanim

Treinamento “Organização e Gestão do Acervo Bibliográfico”
Até sexta-feira (22)
8h às 12h (Biblioteca Pública) e 14h às 18h (Municipal Abílio Neves)
Aberta a profissionais que atuam em bibliotecas e espaços de leitura

Entrega do kits com 5.200 livros do Edital de Cessão de Obras de Autores Paraenses
Sexta-feira (22)
18h às 20h (Sede do Bom Intento)
Aberta ao público

Avaliação técnica do projeto Escola de Carimbó Mestre Pelé (Edital de Boas Práticas de Leitura)
Quinta-feira (21) - 10h
Aberta ao Público

Workshop de Contação de Histórias
Quinta (21) e sexta-feira (22) – 9h
Quarta (20) e quinta-feira (21) – 14h
Escola Lina Velasco
Inscrições no local

Workshop de Projetos Culturais
Quinta (21) e sexta-feira (22) – 9h
Quarta (20) e quinta-feira (21) – 14h
Núcleo Universitário de Marapanim
Inscrições no local

Circuito do Livro
Quinta-feira (21) – 14h
Escola Remigo Fernandez 
Inscrições no local

Sexta-feira (22) – 9h
Escola Nelson Rebelo
Inscrições no local

Literatura por Elas
Sexta-feira (22) – 14h às 16h
Escola Remigio Fernandez
Inscrições no local

Oficina de Teatro
De quarta (20) a sexta-feira (22) – 8h às 12h
Escola Municipal da Comunidade Porto Alegre
Inscrição no local

Intercâmbio Cultural de Escritores e Palestra sobre Abertura de Sebos
Sexta-feira (22) – 10h
Escola Nelson Rebelo
Inscrição no local

Credenciamento da FCP para Fazedores de Cultura
Sexta-feira (22) – 10h às 12h
Secretaria de Cultura de Marapanim
Inscrição no local

Sarau Literomusical
Sexta-feira (22) – 18h às 20h
Sede do Bom Intento
Aberto ao público