Notícias

FCP promove roda de conversa sobre acessibilidade no Centur, em Belém

O evento acontece nesta terça-feira, 26, e a entrada é de graça
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
26/03/2024 11h48

A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com diversas instituições, realiza uma roda de conversa sobre "Acessibilidade e Inclusão", com abordagens e atendimento às pessoas com deficiências nos espaços culturais e educacionais. A palestra faz parte do projeto Múltiplas Visões, e ocorre nesta terça-feira, 26, das 14h às 18h, no auditório Aloysio Chaves, localizado no terceiro andar do prédio do Centur, em Belém. A entrada é gratuita. 

A roda de conversa é um meio criado para troca de experiências entre as instituições convidadas que tenham algum atendimento ou acompanhamento a pessoas com deficiência dentro de seus espaços, permitindo assim a interação com os demais e trocar informações para futuras parcerias nos atendimentos. "A troca de informações e experiências com as pessoas com deficiência nos diversos espaços educacionais e culturais, é de extrema importância para a melhoria desses locais”, destaca o mediador da palestra, Dailton Conceição, pedagogo da Seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna.

Instituições parceiras -  Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia Amazônico (Acessar) e o Instituto José Álvares Azevedo.

Acessibilidade -  A Seção Braille, localizada no segundo andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, tem uma grande importância na formação cultural e educacional das pessoas com deficiência no Estado do Pará. O espaço oferece ao usuário a oportunidade de empréstimo de livros e periódicos em Braille, assim como livros falados, cabine adaptada de computadores com acesso à internet e sintetizadores de voz que permitem às pessoas cegas o acesso independente. 

Serviço

Palestra Múltiplas Visões “Acessibilidade e Inclusão: com abordagens e atendimento às pessoas com deficiências nos espaços culturais e educacionais”

Data: 26 de março 
Horário: 14h
Local: Auditório Aloysio Chaves, localizado no terceiro andar do prédio do Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, em Belém
Entrada Gratuita