Notícias

Casa das Artes Abre Inscrições para Workshop sobre Arte Amazônica

Evento faz parte do Projeto Laboratório de Aperfeiçoamento
Por Helena Saria (ASCOM)
27/03/2024 19h33 - Atualizada em em 27/03/2024 19h53

A Casa das Artes, por meio de sua Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual (CAAV) da Fundação Cultural do Pará, está promovendo o workshop "Artistas da Amazônia: Tempos Cruzados, Pensamentos Diversos", iniciativa que faz parte do Projeto Laboratório de Aperfeiçoamento, desenvolvido pela FCP. O curso será ministrado de 8 a 12 de abril, de 9h às 12h.

Melissa Barbery, gerente da CAAV, explica que o laboratório de aperfeiçoamento é a ação do planejamento estratégico que corresponde às ações de qualificação. “A gente deu esse nome de laboratório de aperfeiçoamento porque não são ações de iniciação, e sim ações que têm um aprofundamento maior, um direcionamento de público-alvo também diferenciado. Esse workshop, por exemplo, tem como pré-requisito algum conhecimento sobre a História da Arte, a pessoa já ter mais de 18 anos, artista, pesquisador, estudante de arte, agentes culturais. É esse tipo de público que a gente quer atingir com esse projeto”, explica a Coordenadora. 

O workshop, que será ministrado pela professora e pesquisadora Marisa Mokarzel, pretende colaborar com a discussão e reflexão sobre a arte contemporânea na Amazônia, em um contexto de diferentes artistas, considerando o atravessamento de tempos distintos e percebendo elementos estéticos, artísticos e conceituais presentes nas diversas linguagens propostas pelos artistas. “A Casa das Artes é um excelente lugar de troca de conhecimentos. A intenção do workshop é observar o artista contemporâneo da Amazônia em seu contexto local, global, fazendo um cruzamento de tempos e abordando aspectos sociais, políticos e étnicos, sem esquecer as especificidades da arte”, explica a professora.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de abril e podem ser feitas através do formulário disponível neste link. O workshop é direcionado a artistas, pesquisadores, estudantes de artes e agentes culturais interessados em aprimorar seus conhecimentos na área.

Durante os cinco dias de evento, serão abordados temas como a diversidade étnica e de gênero na arte, os atravessamentos político-sociais na produção artística e a integração entre artes visuais e literatura, entre outros. Além das discussões teóricas, o workshop também incluirá práticas de redação de textos curatoriais e experimentação na edição de obras. Ao final do workshop, os participantes receberão um certificado com carga horária de 15 horas. 

Serviço
Evento: Workshop "Artistas da Amazônia: Tempos Cruzados, Pensamentos Diversos", com a professora Marisa Mokarzel
Inscrições: até 3 de abril
Local: Casa das Artes
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236