Notícias

Primeiro módulo de oficinas da Casa da Linguagem chega ao fim com muita celebração

As inscrições para o segundo módulo começam dia 8 de abril com oferta de 765 vagas, distribuídas em 49 oficinas
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
02/04/2024 18h55

Encerrou na última segunda-feira, 1º, o primeiro módulo de oficinas da Casa da Linguagem. Com uma programação especial, o espaço da Fundação Cultural do Pará (FCP) contou com desfiles de moda, espetáculo de dança, entre outros. Ao total foram ofertadas 12 oficinas, e na próxima segunda-feira, 8, serão abertas as inscrições para o segundo módulo. 

A FCP, por meio das oficinas, desempenha um papel importante na sociedade paraense, promovendo aulas nos campos artísticos, para todos os tipos de público, incluindo idosos e pessoas com deficiências (PCD 's). A Casa da Linguagem e o Curro Velho são considerados fomentadores de talentos, os espaços formam grandes artistas e instrutores. 

Para o coordenador das oficinas culturais do Curro Velho, Andrei Miralha, finalizar o primeiro módulo de 2024 é um momento muito especial. "Os alunos têm a oportunidade de compartilhar tudo o que aprenderam durante as oficinas, e também de celebrar juntos essa jornada. É maravilhoso ver como a fundação proporciona esse espaço para que os participantes possam se expressar e mostrar suas criações".
 
Com um dia rodeado de apresentações, a tarde começou com um desfile de moda organizado pela professora Jaque Carvalho, que usou o tema sustentabilidade para inspirar seus alunos. "A proposta é transformar a moda em uma força regenerativa, especialmente considerando o impacto significativo que a indústria da moda tem no meio ambiente. A ideia de reutilizar roupas de segunda mão, escolher peças em brechós e bazares, e ressignificar tudo isso é uma abordagem promissora para reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental", disse a professora.

Para uma das alunas e modelo da aula de Coleção de Moda e Sustentabilidade, Tais Almeida, de 23 anos, é inspirador ver a importância da sustentabilidade na moda e como o curso a ajudou a ver o potencial transformador da moda sustentável. "É incrível perceber como a moda pode ter um impacto positivo no mundo e na humanidade de maneira geral. Tenho muito interesse em participar de outros módulos, principalmente com a professora Jaque, pois ela teve um impacto positivo na minha vida". 

Outra aula que teve destaque e se apresentou para o público presente foi o curso de Canto Popular, com o cantor e compositor Reginaldo Viana. A oficina buscou ensinar formas de canto em grupo, mostrando a capacidade de cada participante. 

Para uma das alunas do Canto Popular, Maria do Socorro, que é PDC, fala sobre como é importante a oficina para sua vida. "Uma experiência incrível e inspiradora. A participação no primeiro módulo foi realmente gratificante, especialmente por ter a oportunidade de conhecer o Reginaldo Viana e aprender com ele, como um ser humano acolhedor e único, capaz de transmitir conhecimento de forma cativante", disse a aluna de 65 anos.

"Encontrei na oficina um espaço para expressar minha paixão pela música e pela dança. As aulas me ajudaram a fazer amizades, me divertir e continuar fazendo o que amo apesar das dificuldades", reforça Maria. 

Inscrições - As inscrições para o próximo módulo começam na segunda-feira, 8, sendo ofertadas 765 vagas, distribuídas em 49 oficinas, nos períodos da manhã e tarde. "É uma ótima oportunidade para aqueles que já participaram anteriormente continuarem a explorar novas experiências e também para novos alunos se juntarem à comunidade do Curro Velho e da Casa da Linguagem", finaliza Andrei Miralha.