Notícias

"O que não se diz apodrece em nós", obra Anti-Nelson, é realizada na Casa das Artes pelo grupo de teatro Palha

O evento acontece na sexta-feira, 5, às 19h e a entrada é de graça
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
04/04/2024 15h34 - Atualizada em em 06/04/2024 11h48

"O que não se diz apodrece em nós", obra Anti-Nelson, de Nelson Rodrigues, será apresentada na Casa das Artes como uma leitura dramatizada, a partir das 19h, desta sexta-feira, 5. A adaptação é contemplada pelo edital da Fundação Cultural do Pará, "Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura". A programação é alusiva ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, celebrado em 27 de março. A entrada é gratuita.

A adaptação segue o mesmo estilo das 15 peças que foram escritas por Nelson Rodrigues, foram mantidas as figuras e os personagens já típicos do dramaturgo. A peça narra a história de Marcelinho, filho de Tereza e Gastão, um jovem mimado pela mãe e desprezado pelo pai. Marcelinho se torna dono de uma das fábricas do pai e se apaixona por uma funcionária recém contratada, a jovem Joice. Acostumado a ter tudo que quer, o protagonista tenta comprar a Joice, que espera por um amor desde menina e não se deixa levar pelo dinheiro.

A proposta da leitura dramatizada foi um convite da coordenação de cênicas da Casa das Artes para que o Grupo de Teatro Palha, que tem história no campo teatral, mostrando seus espetáculos por diversos estados brasileiros, apresentasse o espetáculo nesse formato. Além do grupo, artistas dos grupos Gruta e Cuíra farão parte do elenco da obra. 

Danilo Bracchi, Coordenador de Artes Cênicas e Musicais fala como surgiu a proposta. "O convite surgiu para o Grupo Palha logo depois que vi o espetáculo que eles proporcionam ao público, que é de uma grandiosidade espetacular, além de um elenco formado por grandes atores. Em minha opinião a adaptação que o grupo fez da obra de Nelson Rodrigues, além de um espetáculo  é uma aula para quem estuda teatro", disse.

Para Paulo Santana, diretor do Grupo de Teatro Palha, promover a leitura de uma obra como a de Nelson Rodrigues é de fundamental importância, pois se constrói um autoconhecimento e percebe sua interação com o mundo. “São fenômenos apresentados a partir da obra de Nelson, elas são manifestações culturais que carregam o movimento do indivíduo brasileiro. A cidade de Belém precisa de acontecimentos como esse da leitura dramatizada para chegar próximo dos jovens e artistas, pois hoje pouco se lê, e aqui tem a possibilidade de sentar em um canto do teatro e contemplar o trabalho de leitura feito por atores com a capacidade de emocionar”.

“O Grupo de Teatro Palha foi criado nos anos 80, trabalhando com jovens iniciantes de teatro, hoje com profissionais dessa jornada de 43 anos, que não é apenas desenvolvido apenas em Belém, mas também por algumas cidades do Brasil. Nós trabalhamos também valorizando os nossos dramaturgos paraenses, e desta vez fizemos essa adaptação de Nelson Rodrigues trazendo o olhar pra cidade de Belém”, explica Paulo. 
 
Leitura dramatizada - é uma forma de expressão usando a habilidade dos atores em transmitir emoções e criar imagens vívidas através da palavra falada. Embora seja uma abordagem menos encenada em comparação com produções teatrais tradicionais, a leitura possui um poder que permite aos espectadores mergulhar nas profundezas das histórias de uma maneira única e envolvente.

Serviço: "O que não se diz apodrece em nós" Obra Anti-Nelson, de Nelson Rodrigues

Data: 05 de abril
Horário: 19h 
Local: Casa das Artes
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236
Entrada Gratuita