Casa das Artes promove Projeto Minilab com "Laboratório de Criação em Comicidade: Matintas na Ginga do Riso" de Romana Melo

Por Helena Saria (ASCOM)
08/04/2024 20h03 - Atualizada em em 08/04/2024 20h04

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, cumprindo seu compromisso com a promoção da diversidade artística e cultural, traz mais uma oportunidade para os amantes das artes cênicas. No âmbito do projeto "Minilab", a palhaça, atriz, artista-pesquisadora e produtora cultural Romana Melo apresentará um experimento cênico que promete despertar sorrisos e reflexões. Será na próxima quarta-feira, 10, de 17h às 22h.

O evento intitulado "Laboratório de Criação em Comicidade: Matintas na Ginga do Riso" é fruto do laboratório de pesquisa contemplado pelo "Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística 2023". O projeto mergulha na linguagem da palhaçaria feminina e propõe aplicações artístico-pedagógicas sobre a comicidade, destacando a potência da mulher amazônida por meio da icônica figura da Matinta Pereira, presente no imaginário regional.

A atividade será conduzida por Romana Melo, integrante do Circo Ver-a-Lona, do Núcleo de Mulheres Cômicas de Belém: Preciosas Ridículas e da Rede "Palhaças do Norte na Rede". Romana é mestra em Artes pela UFPA e atualmente cursa doutorado em Artes Cênicas pela mesma universidade. Sua experiência e conhecimento na área garantem um momento enriquecedor e inspirador.

O projeto visa desenvolver trabalhos cênicos-socioculturais, explorando o papel da mulher no universo cômico e trazendo à tona o corpo pulsante da Matinta Pereira. Melo destaca que o laboratório é resultado de uma pesquisa de experimentação digital e convida os participantes a mergulharem nesse processo artístico-pedagógico, explorando a palhaçaria e a comicidade.

A participação no evento é aberta a todos os interessados, e é recomendado que os participantes tragam saias rodadas, tecidos ou cangas, elementos que vão enriquecer a experiência proposta pela artista. Não perca a oportunidade de vivenciar uma imersão na comicidade amazônica e explorar novos horizontes na arte do riso e da reflexão.

O evento acontecerá de forma presencial na Casa das Artes, proporcionando um ambiente propício para a interação e o aprendizado. Para mais informações e inscrições, entre em contato com a Casa das Artes.

Evento: "Laboratório de Criação em Comicidade: Matintas na Ginga do Riso"

Dia: 10 de abril

Hora: das 17h às 22h