Notícias

Ciclo de Desmontagem da Casa das Artes abre espaço para palestra do ator Leonel Ferreira

A ideia da desmontagem é um projeto da Fundação Cultural do Pará, por meio da Coordenação de Artes Cênicas da Casa das Artes
Por Elisângela Soares (ASCOM)
10/04/2024 13h02

Dia 12 de abril, às 19h, a Casa das Artes, unidade da Fundação Cultural do Pará, abre espaço para a desmontagem cênica do ator Leonel Ferreira. Intitulada “Para ter onde ir” o espetáculo mostra o resultado da pesquisa em artes fazendo uso dos viewpoints.  

A ressignificação do espaço urbano como dramaturgia, além de suas memórias pessoais também poderão ser absorvidas pela plateia durante a apresentação do processo criativo do artista. A ideia da desmontagem é um projeto da Fundação Cultural do Pará, por meio da Coordenação de Artes Cênicas da Casa das Artes, e se materializou a partir do resultado da pesquisa em arte, do mestrado de Leonel, na Universidade Federal do Pará. Na concepção do espetáculo performativo se estabelece um diálogo entre viewpoints e composição, teatro de Invasão; as poesias de Max Martins e experimentações em vídeo arte. 

A desmontagem serve para artistas que estão pensando em processos novos de criação, já que é o passo a passo de como esse artista chega ao produto final e serve, também, para uma plateia começar a entender como é a trajetória desse ator no processo de criação. "A montagem cênica, para mim, é como se fosse um desdobramento, é como se fosse um origami ao contrário. A gente pega o origami pronto e vai desmontando ele todinho para ver como ele foi feito. Eu faço essa comparação. Então, a importância desse projeto é que cada vez mais ele está consolidado e também traz para o espectador essa revelação de como foi feito aquela obra", analisa Danilo Bracchi, Coordenador de Artes Cênicas e Musicais da Fundação Cultural do Pará.

"Os viewpoints têm se tornado uma metodologia fundamental no meu trabalho. Praticamente todos os meus trabalhos eu faço uso dessa técnica, porque ela me dá a liberdade de experimentar no meu corpo diversas formas, diversas possibilidades que podem resultar num trabalho artístico. E aí desde a minha relação com o público, a relação comigo mesmo, a relação com o espaço, quanto tempo dura a cena, quanto tempo dura um gesto, um movimento, quantas vezes eu repito, qual é a forma que eu falo, qual é o tom que eu uso, volume, ser alto, ser baixo, o ritmo, ser rápido, ser lento e por aí adiante. Então os viewpoints hoje eles apontam para mim sempre um caminho no meu processo de criação que sempre vai resultar em algo que se dará ao longo desse processo de experimentação", explica o multifacetado ator Leonel Ferreira.

Leonel Ferreira é paraense nascido em Belém. Mestre em Artes, Sociólogo, especialista em Educação, Cultura e Organização Social. É ator, contador de histórias, diretor, produtor cultural e instrutor em teatro. Iniciou seus estudos em teatro em 1993, no Curro Velho. Em 1998 ingressou na Companhia de Atores Contemporâneos, dirigida por Miguel Santa Brígida. Em 2001 fez parte da fundação da Companhia de Teatro Madalenas, onde faz parte até hoje. Em 2010 enveredou a contar histórias nas livrarias, espaços públicos e escolas de Belém.

"Há tempo que eu estava pensando no nome do Leonel, por ser um diretor de teatro, ser um ator de teatro, um ator de cinema, produtor cultural, gestor cultural e um ativista cultural. Ele tem essas várias formas, isso se eu não esqueci de outras mais. Ele é importante na cena paraense, no teatro paraense e esse solo dele foi o resultado do mestrado dele em artes pela Universidade Federal do Pará. E quando eu vi o resultado dele por outras fotos, eu já vi que o trabalho era bom. Convidei ele para trazer para cá. Trabalho para todo mundo ver. Esse trabalho merece ser visto por mais e mais pessoas", afirma Danilo Bracchi.

 

Serviço: “Para ter onde ir”
Data: 12 de abril
Horário: 19h 
Local: Casa das Artes, uma das unidades da Fundação Cultural do Pará
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236
Entrada Gratuita