Notícias

Al Pacino: conheça três curiosidades sobre o tema do projeto “Cine Arthur” 

Por Elisângela Soares (ASCOM)
24/04/2024 16h17 - Atualizada em em 24/04/2024 16h33


Alfredo James Pacino, conhecido como Al Pacino, é um ator e roteirista estadunidense que já atuou em filmes como, “Um dia de Cão”, “Perfume de Mulher” e “O Poderoso Chefão”, com este último lhe rendendo um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Neste mês de abril, aniversário do artista (25 de abril), a Biblioteca Pública Arthur Vianna escolheu essa personalidade muito conhecida do mundo cinematográfico como tema do projeto “Cine Arthur”.

O projeto exibe mensalmente filmes voltados para o entretenimento do público.  A última sessão do mês de abril, será realizada dia 26, às 15h, no Auditório Aloysio Chaves, localizado no 3º andar e com capacidade para 60 pessoas, na mostra da obra Donnie Brasco (1997).

A seção audiovisual fica responsável pela escolha do tema e dos filmes que serão exibidos mensalmente, além de disponibilizar em seu acervo mais de 300 DVDs, com gêneros para todos os gostos. “ A partir da nossa pesquisa, as pessoas têm acesso às obras que não são tão conhecidas, já exibimos filmes que as pessoas disseram ter gostado e que nunca tinham ouvido falar”, destaca Marco Rodrigo, um dos responsáveis pela seção audiovisual.  

O usuário da biblioteca, Júnior Barbosa, também ressalta a importância do projeto para a saúde mental dele. “De vez em quando venho assistir os filmes aqui, é um lugar em que me sinto bem”. 

Conheça agora fatos interessantes sobre o artista, tema da exibição de filmes do mês de abril:

1.  Al Pacino perdeu a oportunidade de atuar em filmes famosos: o ator recusou atuar em papéis de filmes que posteriormente ganharam o Oscar, como: Han Solo em Guerra nas Estrelas, Ted Kramer do filme Kramer vs. Kramer(1979) e Roy Neary em Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). 

2. Sua estreia nos cinemas demorou: Pacino só foi aparecer nas telonas em 1969, em um papel bem pequeno do filme “Me, Natalie”.

3. O ator passou muitas dificuldades antes de alcançar a fama: na juventude, exerceu diversas profissões enquanto tentava conseguir papéis para atuar no teatro, tendo chegado a dormir em casas de amigos e namoradas e até mesmo a passar fome.

Serviço Cine Arthur - Donnie Brasco

Data: 26 de abril
Horário:15h
Local: Auditório Aloysio Chaves, 3⁰ andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna 
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém 
Entrada gratuita

Texto: Valéria Ramos, sob supervisão de Elisângela Soares