Página inicial > Notícias > Termina nesta sexta-feira, 18, o Encontro Regional Pará Ler

Termina nesta sexta-feira, 18, o Encontro Regional Pará Ler

• Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 16h30
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 16h30

A Região do Araguaia, especificamente na cidade de Rio Maria, recebe o 4º Encontro Regional Pará Ler e segue com a programação até amanhã, 18. Participam do encontro mais de 100 pessoas da região.

Na abertura do evento realizada na última quarta-feira,16, participaram representantes dos municípios de Sapucaia, São Geraldo do Araguaia, Cumaru do Norte, Rio Maria, Santana do Araguaia, Redenção, Xinguara e São Félix do Xingú.

Com a iniciativa da Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais, O Encontro Regional Pará Ler promove o fortalecimento da rede de bibliotecas públicas e comunitárias do Estado. Além de ser uma oportunidade para debater e trocar informações atuais nas áreas do livro, leitura e biblioteca.

Os espaços dos encontros reunirão as áreas da cultura e educação, sendo aberto também a sociedade civil. Para a professora Darli Silva, da Escola Estadual Senador Catete Pinheiro o encontro tem um caráter muito importante “É um projeto bem valioso e proveitoso para que possamos usar com os nossos alunos do Projeto Mundiar, que luta contra a evasão escolar, e trabalhamos com a percepção dos alunos, é preciso que eles leiam, que eles criem esse hábito da leitura”, comenta.

“Dinâmicas trocas, experiências e as sugestões de projetos que podemos realizar através da leitura, e também para fazermos viver os livros, esquecidos na biblioteca de nossa escola”, ressalta Maria Aurilene, também professora, da mesma escola.

O Pará tem cerca de 160 bibliotecas públicas. Alguns municípios, como Tomé-Açu, no nordeste do Estado, têm mais de uma biblioteca. Uma das frentes de trabalho da FCP, nesse âmbito, é garantir a manutenção – e em alguns casos, a modernização – desses espaços.

O Encontro Pará é um projeto da FCP, executado com a parceria do Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp) e Instituto de Políticas Relacionais, com patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates e da Iber Bibliotecas.