Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Baile Popular de carnaval da FCP atrai diversas atrações dos municípios paraenses
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Baile Popular de carnaval da FCP atrai diversas atrações dos municípios paraenses

  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 15h25
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 12h16
  • Acessos: 1282
imagem sem descrição.

A programação carnavalesca da Fundação Cultural do Pará (FCP) terá neste fim de semana shows de artistas paraenses na programação do Baile Popular de Carnaval, agendado para os dias 09 e 10 de fevereiro, a partir das 19h. As atrações vem de várias regiões do estado, cada uma com sua história e diferencial próprio.

Belém, Curuçá e Cametá vão se encontrar numa mistura musical e cultural na Praça do Artista no Centur. Dentre as apresentações, a Folia Tropical, de Helinho Rubens, sente-se em casa. “Me apresentei muitas vezes no Centur, já conheço o público”, disse Helinho. Helinho foi classificado recentemente em 1° Lugar no Festival de Música com a música “Doutor Siroteau”, de Almino Henrique. Rubens conta que o Show Folia Tropical foi adaptado especialmente para o Baile. “É uma mixagem de vários repertórios”, pontua. O repertório contém clássicos do carnaval, composições paraenses premiadas, sambas, tangos e muito mais.

Durante os dois dias de festa, cada atração trará consigo a cultura da sua região. A Banda de Fanfarra Lauro Sodré, Cia de Dança Zona Úmida e o bloco Ecológico Pretinhos do Mangue, vem de Curuçá. Com destaque aos “pretinhos”, pois é um dos blocos mais icônicos do Pará, aonde os foliões se pintam todos com lama do mangue. De Cametá, O Cordão dos Mascarados traz a cultura ribeirinha na forma de um baile de máscaras diferente. Na cidade do nordeste do Pará, os foliões fazem até blocos fluviais e se vestem com fantasias extravagantes. E da capital vão se apresentar Banda Warilou, Banda Camisa Listrada, Orquestra Carnafonica, Crias do Curro Velho e Helinho Rubens com o show Folia Tropical.

De acordo com Walter Figueiredo, diretor de Interação Cultural da FCP, o intuito do Baile é trazer à tona a diversidade cultural do Estado. “A Amazônia tem essa característica de ter essa diversidade”, comenta. Para ele, o evento é uma grande amostra dessa diversidade. “[O Baile] é uma síntese de tudo isso. Uma mistura”, conclui. O Baile Popular de Carnaval está programado para sexta-feira e sábado, ia 09 e 10 de Fevereiro, a partir das 19h, com entrada franca.

Banda Warillou - O grupo é atração do Baile de Carnaval da FCP na sexta-feira, 10, a partir das 18h30, na Praça do Artista no Centur. O evento contará com apresentação de vários artistas como o show da Bateria das Crias do Curro Velho, o Cordão de Mascarados, Os Bambas da Folia do Rio e a Orquestra Carnafônica dos Filhos de Glande com Nanna Reis, Sammliz e Renata Del Pinho.

Joba Barreto, 52 anos, é um dos vocalistas da Banda Warilou. Ele afirma que para o carnaval deste ano, irá trazer um repertório com músicas autorais, carimbó e muitas marchinhas de carnaval. “Vamos trazer muita coisa autoral. Queremos fazer um carnaval bem paraense, com marchinhas de carnaval que fizeram bastante sucesso e claro não poderia faltar o nosso bom carimbo. Todos estão convidados a participar deste carnaval bem paraense”, pontua.

O cantor comenta que participa do carnaval há bastante tempo e está animado, pois fazer uma festa no nosso estado é muito bom. “Participo há 27 anos e espero que seja bem legal. Fazer uma festa em nosso estado é gratificante, uma folia com sabor de tucupi”, explica. Para o carnaval desse ano, o vocalista diz que o público poderá aguardar novidades no dia da apresentação. “Teremos músicas novas. Será lançado um EP com cinco músicas inéditas. Essas músicas estarão no repertório da apresentação do dia 10.O Ep está em  fase de finalização, talvez seja lançado no mês de abril”, conclui.

BAILES POPULARES

Praça do Artista/CENTUR

09 | FEV | SEXTA

19h–Banda de Fanfarra Lauro Sodré, Cia de Dança Zona Úmida e o

        Bloco Ecológico Pretinhos do Mangue, de Curuçá

20h - Banda Camisa Listrada

21h30 - Helinho Rubens e Banda – Show Folia Tropical

10 | FEV | SÁBADO

18h30 – Bateria Show das Crias do Curro Velho

19h– Cordão de Mascarados Os Bambas da Folia do Rio Pacajaí, de Cametá

20h30 – Orquestra Carnafônica dos Filhos de Glande com Nanna Reis, Sammliz e Renata Del Pinho

22h – Banda Warilou

registrado em:
Fim do conteúdo da página