Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Editais de bolsas artísticas e da Semear inscrevem até HOJE, dia 22
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Editais de bolsas artísticas e da Semear inscrevem até HOJE, dia 22

  • Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h01
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 03h59
  • Acessos: 1333

A Fundação Cultural do Pará (FCP) encerra hoje, 22, as inscrições para o edital de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística (originárias do antigo IAP) e do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear). O primeiro oferta 30 bolsas artísticas no valor de R$ 18 mil cada, distribuídas igualmente entre as artes cênicas e musicais, plásticas e audiovisuais, literárias e de expressão de identidade, além de linguagens derivadas destas, como, moda, design, circo, gastronomia entre outras. As inscrições são gratuitas.

“O programa segue os mesmos moldes das edições anteriores, atendendo a todas as linguagens. Nosso objetivo continua sendo dar oportunidade para que estes artistas desenvolvam seus projetos”, explica a diretora de artes da FCP, Célia Jacob. Das bolsas ofertadas, 50% estão destinadas a projetos desenvolvidos na capital; 40% para o interior do Estado; e 10% reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. É fundamental que o projeto inscrito seja executado no Pará.

O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos, assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias e formas de pesquisa está disponível na página da Casa das Artes (antigo IAP), que no site da FCP (www.fcp.pa.gov.br/espacos-culturais/casa-das-artes). A entrega dos documentos, projeto e ficha de inscrição deve ser feita pessoalmente na Casa das Artes, até às 17h do dia 22 de abril.

Semear – Quanto ao edital da Semear, a submissão dos projetos pode ser feita até as 17h do dia 22 de abril de 2015. Todo o processo é feito on-line, por isso, a organização alerta para que artistas e produtores culturais façam as inscrições o quanto antes. “Com esse período de chuva, muita gente acaba tendo problema com conexão de internet em casa. Para que ninguém fique de fora por um detalhe como esse, a gente pede que não deixe para última hora”, pontua a técnica da Semear Márcia Sertão.

O concurso vai selecionar projetos nas diversas áreas de linguagens culturais, como música, gastronomia, teatro, circo, literatura e dança. Os proponentes podem se habilitar ao processo seletivo para captar recursos no valor de até R$ 200 mil. Qualquer pessoa física ou jurídica com atuação cultural pode propor projeto.

O sistema pelo qual é enviada a proposta de incentivo juntamente com os documentos necessários é o “SGPSemear”, acessado no site da Fundação Cultural do Pará (www.leisemear.fcp.pa.gov.br/sgpsemear). O sistema também pode ser usado pelo candidato para acompanhar, por meio da opção “Mensagens”, o andamento do processo, além de tomar conhecimentos de eventuais notificações.

Após a submissão dos projetos, depois do dia 22, a equipe da Semear começa a fazer uma pré-análise destes para identificar pendências que precisam ser corrigidas. Conforme é verificado isso, projeto por projeto, a equipe notifica o candidato, via SGP, que ele tem cinco dias para correção. “Não existe uma nata para notificação, vai de acordo com a ordem das inscrições, por isso é preciso acompanhar diariamente o site”, alerta Márcia Sertão.

Passado o prazo de cinco dias após a notificação, se o candidato não corrigir a pendência o projeto é considerado indeferido. No site da FCP, há orientações sobre o preenchimento dos formulários e um guia completo sobre como usar o SGP da Semear. Mais informações: www.fcp.pa.gov.br/institucional/presidencia/semear.

registrado em:
Fim do conteúdo da página