Página inicial > Notícias > FCP leva Expedição Literária ao interior do estado

FCP leva Expedição Literária ao interior do estado

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 16h13
  • Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h37

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, promove na cidade de Parauapebas o projeto Expedição Literária, nos dias 25 e 26 de abril. A realização é uma parceria da FCP com a prefeitura do município, e leva à região de Carajás uma extensa programação integrada - que inclui workshops, debates, biblioteca itinerante e exibição de cinema, entre outras atividades.

Encabeçada pela Diretoria de Leitura e Informação da Fundação, a Expedição pretende fomentar um circuito de formação que valorize tanto educadores quanto escritores e público consumidor de cultura, atendendo às metas de interiorização da gestão. "O projeto contempla a capacitação de agentes multiplicadores para atuarem nas áreas da leitura e da promoção cultural, com workshopssobre dinamização de atendimento em bibliotecas, escrita literária e contação de histórias. Também integram o evento as atividades da Biblioteca Itinerante da FCP, bem como o Cine Líbero Luxardo Itinerante", destaca o diretor Guilherme Relvas. "O objetivo é oportunizar a interação entre os públicos interessados nos debates e ações realizadas no evento, da mesma forma que visa a divulgar os talentos de nosso estado". As diversas atividades da edição estão espalhadas pela cidade em escolas, centros culturais e universitários. O encerramento da etapa, nesta sexta-feira, trará ainda um Sarau Lítero Musical no Centro de Desenvolvimento Cultural, com apresentação de poetas, escritores e músicos locais.

A realização vem sendo pensada pela FCP para apresentar edições mensais, contemplando diferentes polos do estado. A estreia do projeto ocorreu no início da semana, no município de Redenção, na região do Araguaia. Lá, participaram da programação escritores, artistas e profissionais da educação que atuam nas proximidades.