Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Prêmios, emoção e recordes de público marcam o encerramento do Arraial De Todo O Pará 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prêmios, emoção e recordes de público marcam o encerramento do Arraial De Todo O Pará 2019

  • Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 16h41
  • Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 16h44
  • Acessos: 1173
Bicampeã, a "Forró Sanfonado" de Ananindeua comemora a segunda vitória consecutiva no Concurso Estadual de Quadrilhas da FCP. Foto: Diogo Vianna/NCOM-FCP
imagem sem descrição.

Quase 160 mil visitantes e mais de 200 atrações - entre quadrilhas, shows, misses mix, bois de máscara e bumbá, grupos parafolclóricos e de carimbó, pássaros e cordões de pássaro juninos. Esse foi o saldo do Arraial De Todo O Pará 2019. Ao longo de 16 dias corridos de programação, o público lotou os espaços da Fundação Cultural do Pará e prestigiou centenas de artistas da cultura popular: homens e mulheres de todas as idades se apresentaram e assistiram às apresentações, que se dividiram entre Praça do Povo, Praça do Artista e Teatro Margarida Schivasappa. A intensa agenda encerrou neste domingo (30), com direito à premiação das quadrilhas, misses e destaques mirins e adultos - além de muita emoção, festa, aplausos e ansiedade pelo ano que vem.

Na arena montada na Praça do Povo, as dez primeiras colocadas no XVI Concurso Estadual de Quadrilhas receberam seus prêmios das mãos de autoridades e do corpo técnico da FCP. A cada nova vencedora anunciada, o carinho da torcida não deixava dúvidas: a tradição junina é vibrante no estado. A quadrilha Forró Sanfonado, de Ananindeua, foi a grande campeã - pelo segundo ano consecutivo. O tradicional grupo, com mais de vinte anos de história, ainda levou o título de melhor coreógrafo, melhor estilista, melhor miss simpatia e terceiro lugar na competição de miss caipira. Uma das responsáveis pela coreografia, Thayla Savick - e ainda Miss Mix da Forró Sanfonado, que obteve nota máxima dos jurados e figurou como segundo lugar no concurso - não escondeu o orgulho. “Eu só tenho a aplaudir essa família da qual faço parte. Amo minha diretoria; os brincantes, que sem eles não poderíamos contar nossas histórias de lutas e conquistas; e amo meu parceiro de coreografia. Enfim, fomos consagrados mais uma vez com esse título que é almejado por todos”, comentou em uma rede social. No concurso mirim, quem soltou o grito de campeã foi a quadrilha Raízes da Simpatia, do município de Colares. A garotada fez uma grande festa em comemoração.

Outro momento repleto de intensidade foi a apresentação da Miss Mix 2019, Vanessa Sampaio. A vitoriosa, representante da Rosa Vermelha da Terra Firme, performou a música “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque. Em sua apresentação, ela denunciou a violência contra a população LGBT no Brasil. “O Brasil é o país que mais mata travestis, transexuais, homossexuais e bissexuais no mundo. Isso tem que acabar”, dizia a voz que narrava sua trilha. Foi aplaudida de pé por comissão técnica e público.

Pássaros - No encerramento do teatro Margarida Schivasappa, por onde passaram 17 pássaros e cordões juninos ao longo do Arraial, os guardiões desta manifestação genuinamente paraense estavam cheios de sorrisos. A técnica em gestão cultural da FCP Célia Pinto foi quem esteve na organização do segmento artístico. “Essa é uma das poucas manifestações culturais que são só nossas. Tem um viés de teatro de resistência, já que pegaram os elementos dessa arte e trouxeram para a linguagem amazônida”, analisa. “Os roteiros contam a história de homens amazônidas, as dificuldades, a exclusão social, a realidade da periferia. É muito rico e precisa ser valorizado”. Laurene Ataíde, representante do Pássaro Colibri, agradeceu à diretoria de interação cultural e equipe técnica pela dedicação, e fez um apelo. “O pássaro precisa ser visto pela população. Muita gente nunca viu essa brincadeira que só existe no estado. É uma cultura popular que precisa ser enxergada e receber investimento. Eu tô muito feliz de ver que vocês estão se disponibilizando a nos ajudar e a não deixar morrer essa manifestação”. Almir Santos, diretor de interação cultural, destacou o compromisso da gestão em manter o pássaro no alto. “Queremos que vocês, que fazem essa arte no dia a dia, não esperem o próximo edital: queremos conversar com vocês já em agosto, pra que a gente possa ver de que forma essa expressão tão bela possa crescer cada vez mais e pra gente construir junto os novos caminhos para os pássaros do Pará”.

Praça do Artista - Eloy Iglesias foi quem fechou com chave de ouro o palco na Praça do Artista. O veterano da cultura paraense preparou um show especial para a FCP. “Fiquei muito feliz de ser convidado para encerrar este que é o maior e mais tradicional arraial do estado. É lindo ver essa praça lotada de gente que veio dançar e celebrar nossa cultura”, exaltou o cantor e compositor. Antes do encerramento oficial, subiram ao palco diretores, técnicos e colaboradores presentes, além do presidente da FCP, João Marques. “Queria agradecer especialmente a todos os servidores que diuturnamente se empenharam em fazer dessa edição da nossa quadra junina a maior da história da Fundação Cultural do Pará”, declarou o gestor em seu discurso. “Eu me sinto muito honrado de estar hoje na condição de presidente desta casa, de receber nos nossos espaços um evento como esse, que atinge direta ou indiretamente todos os municípios do estado”. à frente da DIC, Almir Santos também direcionou sua fala ao empenho de quem ajudou a realizar o evento. “Nós queremos agradecer a oportunidade de viver esses 16 dias de celebração da cultura do nosso estado, uma cultura que é protegida e celebrada por nós. Somos gratos à equipe de trabalho, de apoio, às diretorias, a todos os colaboradores que estiveram no dia a dia dessa grande festa. A gente sabe que sempre há coisas que podem ser melhoradas, mas também fica muito feliz de ver o resultado”.

Confira abaixo a classificação das quadrilhas e misses:

Categoria Adulta

Quadrilhas

Destaques

Miss Caipira

Miss Mulata

Miss Simpatia

Miss Mix

 

Categoria Mirim - Quadrilhas, Miss Caipira, Miss Mulata, Miss Simpatia e destaques

registrado em:
Fim do conteúdo da página