destaque

Página inicial > Notícias > Fundação Cultural do Pará lança a formação "Caminhos do Livro" para escritores

Fundação Cultural do Pará lança a formação "Caminhos do Livro" para escritores

• Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 19h15
  • Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 19h15

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Leitura e Informação, promove a formação Caminhos do Livro - que consiste em módulos de capacitação para escritores. O primeiro módulo, que se chama "Estratégias de Marketing para Escritores: como divulgar meu livro?", ocorrerá de 10 a 12 de maio e está com inscrições abertas pelo site fcp.pa.gov.br/caminhosdolivro.

Segundo Neila Garcês, coordenadora de promoção editorial da Fundação, este momento é direcionado ao escritor que já tem uma obra pronta. "Esta etapa é voltada para o escritor que já produziu e publicou seu livro; e precisa iniciar - ou intensificar - a circulação do produto. Nesse caso, será um trabalho voltado para capacitação em marketing, em que o escritor vai entrar em contato com informações que possam contribuir com esse processo de comercialização do livro", explica. Quem ministra as aulas dessa unidade é Raquel Menezes — editora, mestranda em Literatura e atuante no mercado do livro desde 2005.

Desdobramento do macroprojeto "Leitura por Todo o Pará", realizado pelo Governo do Estado via FCP, a formação Caminhos do Livro visa a ampliar a compreensão em relação à trajetória percorrida pelo livro. "São diversas etapas de capacitação, envolvendo os segmentos da cadeia — desde a etapa da elaboração do texto, a partir de uma compreensão em torno da escrita criativa, passando pela revisão, editoração, processos contratuais com editoras, até a oferta do produto em livrarias para comercialização e acesso direto do leitor", enumera Neila.

Cada módulo objetiva oferecer subsídios aos escritores, iniciantes e consagrados, para atuarem na promoção de sua produção — o que envolverá o conhecimento sobre revisão e direitos
autorais, alternativas de publicação, mídias sociais e circulação do
livro no Brasil e no exterior. A formação é aberta aos interessados em geral, e ocorrerá de maio a dezembro deste ano.

Formação Caminhos do Livro

Módulo I - "Estratégias de Marketing para Escritores: como divulgar meu livro?"

De 10 a 12 de maio

Inscrições pelo site fcp.pa.gov.br/caminhosdolivro