Ir direto para menu de acessibilidade.

destaque

Página inicial > Notícias > Fundação lamenta o falecimento do escritor Vicente Cecim
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fundação lamenta o falecimento do escritor Vicente Cecim

  • Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 19h38
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 19h38
  • Acessos: 367
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará lamenta o falecimento do escritor paraense Vicente Franz Cecim, que nos deixou hoje (14). Autor de vasta e imaginativa obra, Cecim dedicou a alma de seu trabalho a celebrar uma Amazônia mítica, atravessada pelo seu amor à palavra. 

Na construção dessa estética de realismo fantástico amazônida, o autor criou Andara - lugar fictício por onde transitou sua obra nos últimos 40 anos, espalhados em pelo menos 20 livros dentro desta saga. Vicente chamava sua Andara de literatura fantasma, a qual dizia escrever com tinta invisível, brincando com os limites do imaginário. Seu trabalho foi premiado e aclamado por diversos escritores contemporâneos, recebendo o reconhecimento de seus pares quanto à importância de sua obra para a literatura brasileira. 

A Fundação se solidariza com familiares, amigos, colegas, leitores e admiradores de Vicente pela triste perda. Sua expressiva obra literária o fará eterno em nossa memória. Nas palavras do escritor, "é sempre a vida que nos escreve, nós não escrevemos nada, é o Nada que nos escreve escrevendo a vida, as paisagens, os homens, as chuvas, o vento, as vozes das coisas, seus cantos também, através de nós: somos o Lápis que Escreve o Livro que escrevemos vivendo". 

registrado em:
Fim do conteúdo da página