Espaços Culturais

Casa das Artes

A CASA DAS ARTES, como uma das unidades da Fundação Cultural do Pará desde janeiro de 2015, tem sede em Belém, na Rua Arcebispo D. Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado do Santuário Basílica de Nazaré. Construído na segunda metade do século 19 para, então, funcionar o 15º Batalhão de Infantaria do Exército, esse prédio, ao longo de sua história, abrigou outras unidades militares até 1999, quando , depois de sofrer um processo de revitalização no seu projeto arquitetônico, passa a sediar o antigo IAP - Instituto de Artes do Pará.

Sendo um Centro de Experimentação e Pesquisa em Artes e Cultura, a CASA DAS ARTES tem como meta desenvolver um conjunto de ações integradas com as demais unidades da Fundação, buscando contribuir para o aperfeiçoamento artístico no campo das artes visuais, áudio visuais, cênicas, musicais, literárias e de expressão de identidade.

Pesquisas, experiências criativas, inovadoras e modernizadoras ; integração às linguagens contemporâneas; programas de cursos e oficinas de forma sistemática são funções recorrentes a essa meta da CASA das ARTES a qual, no sentido de espaço cultural e de educação informal, busca, também, promover, de forma ampla, o intercâmbio, a apresentação e a divulgação desse processo e de seus resultados , de acordo com a natureza da Fundação Cultural do Pará e com as estratégias que forem mais propícias à evolução e ao reconhecimento das artes deste Estado.