1 2 3 4

O que sonham os invisíveis - Cosmopercepções da Floresta

Exposição coletiva realizada pelo Goethe-Institut


O que sonham os invisíveis – Cosmopercepções da Floresta apresenta uma produção coletiva de arte contemporânea criada em residências realizadas em territórios da Amazônia Colombiana, Ilha do Marajó, Mata Atlântica, Floresta Boreal da Finlândia e Rio Negro/Munique. 


As obras emergem da escuta profunda das florestas, rios e comunidades, revelando memórias, cosmologias e sonhos que conectam humanos e não humanos em processos de cuidado e resistência. Ao reunir diferentes cosmopercepções, a exposição convida o público a refletir sobre os sonhos e encantarias como força de transformação histórica e como dimensão de diálogo com o invisível — seres protetores que guardam a vida nas florestas.


Mais do que oferecer respostas, a mostra propõe encontros entre saberes ancestrais e ciência ocidental, entre povos e territórios, entre o visível e o invisível. Nesse entrelaçamento, o sonho torna-se um chamado coletivo para construir o tenonde porã, o “futuro bom”, possível apenas se chegarmos todos juntos.


galeria: