Notícias

Palestra e oficinas marcam 28º aniversário do Margarida Schivasappa

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
25/02/2015 14h23

O Teatro Margarida Schivasappa (TMS), da Fundação Cultural do Pará (FCP) completa, nesta quinta-feira (26), 28 anos de criação. Para celebrar a data, a instituição promove uma programação especial, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, voltada para profissionais da área. Entre os facilitadores estão: Lu Grecco, cenógrafa do programa “Castelo Rá Tim Bum”, e Alexandre Rabaço, técnico de som de artistas nacionais, como Lulu Santos e Seu Jorge.

A primeira atividade será um treinamento para uso da mesa de iluminação tipo Grand MA2. O modelo é um dos mais modernos no mercado atual e foi recentemente adquirido pelo teatro. Participam desta oficina os quatro técnicos de iluminação do TMS e do Teatro Experimental Waldemar Henrique, que também faz parte da FCP, além de quatro técnicos da Federação de Arte Cênica Estadual (Faces) e outros convidados.

“Nosso pré-requisito para a seleção era que estas pessoas já tivessem experiência em iluminação, que tivessem atuação aqui no Estado, inclusive com peças aqui no Margarida, como é o caso dos técnicos do Faces, que ainda acabam levando este conhecimento para peças produzidas em municípios do interior”, conta Fernando Dako, coordenador do TMS.

O treinamento será dado na sala de ensaios “Walter Bandeira”, anexa ao TMS, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, com uma turma das 9h às 12h e outra das 15h às 18h. As aulas serão ministradas pelo iluminador Kleber Martins, especialista nas mesas de luz modelo Grand MA e habituado a realizar cursos sobre o tema em São Paulo (SP).

Já na sala de ensaios “Guilherme Coutinho”, também anexa ao TMS, será realizado o workshop de cenografia com a cenógrafa Lu Grecco. A convidada é também diretora de arte e professora em São Paulo, conhecida por seu trabalho no programa “Castelo Rá Tim Bum”, da TV Cultura. As aulas serão de 27 de fevereiro a 1º de março, das 15h às 18h, voltadas para os profissionais da área, com experiência em cenografia. As inscrições podem ser feitas por telefone, até o preenchimento das 40 vagas ofertadas.

Para finalizar a programação de aniversário do Teatro Margarida Schivasappa, Alexandre Rabaço, técnico de som especialista em mixagem e alinhamento de sistemas, fará uma palestra sobre alinhamento de sistemas de som. A atividade será realizada nas dependências do TMS no dia 2 de março, às 18h30, em parceria com o movimento Segunda Técnica Belém, formado por profissionais da área.

“O Alexandre é um representante nacional deste movimento. Além de ser técnico de grandes nomes, como Lulu Santos e Seu Jorge, ele também já foi técnico da Leila Pinheiro e atuou em apresentações dela aqui no Teatro Margarida – é íntimo deste espaço. A palestra dele é ofertada para toda a comunidade de operadores de áudio do estado e esperamos lotar a casa”, convida Fernando Dako.

História

Localizado no andar térreo da Fundação Cultural do Pará (FCP), o Teatro Margarida Schivasappa foi inaugurado em 26 de fevereiro de 1987. Seu nome é uma homenagem à cantora, professora e folclorista paraense Margarida Schivasappa. É um espaço destinado exclusivamente para atividades culturais, como shows musicais e espetáculos de teatro e dança, com capacidade atual para 527 pessoas.

Entre os seus projetos, o mais conhecido atualmente é o “1/4 de Arte”, que reserva as quartas-feiras para a realização de espetáculos de dança, música e teatro com entrada franca. Neste projeto é estabelecida uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará e o artista, que funciona a partir da isenção de cobrança de taxas prévias pelo uso do teatro.

Serviço:
Atividade: Treinamento para uso da mesa de iluminação Grand MA2
Quem participa: Apenas para convidados
Onde: Sala de ensaios “Walter Bandeira”, anexa ao TMS, subsolo do Centur.
Quando: dias 26, 27 e 28 de fevereiro – Manhã: 9h às 12h; Tarde: 15h às 18h
Facilitador: Kleber Martins (PA)

Atividade: Workshop de cenografia
Onde: Sala de ensaios “Guilherme Coutinho”, anexa ao TMS, subsolo do Centur.
Facilitadora: Lu Grecco (SP)
Quando: de 27 de fevereiro a 1 de março, das 15h às 18h
Inscrições: 3202-4314 (secretaria do teatro)
Vagas: 40
Quanto: Gratuito.

Atividade: Palestra sobre alinhamento de sistemas de som
Facilitador: Alexandre Rabaço (RJ)
Onde: Teatro Margarida Schivasappa, térreo do Centur
Quando: dia 2 de março de 2015, às 18h30
Inscrições: 3202-4314 (secretaria do teatro)
Quanto: Gratuito
Parceria: Movimento “Segunda Técnica” Belém