Notícias

Cine Líbero Luxardo exibe 'O Cangaceiro', de Lima Barreto

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
25/02/2015 14h52

A Sessão Cult do Cine Líbero Luxado, do Centur, exibe neste sábado, 28, às 16h, com entrada franca, “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto. Com uma mistura de faroeste nordestino e drama romântico, o filme conta a história de Galdino (Milton Ribeiro), um “capitão” que aterroriza vilarejos pobres no Nordeste do Brasil, saqueando e matando com frequência com seu bando armado.

Em um dos ataques, Galdino rapta a professora Olívia (Marisa Prado) e pede 20 contos pelo resgate, mas ele e seu braço direito, o valente Teodoro (Alberto Ruschel), ficam atraídos pela bonita e cativante professora, o que acabará gerando grande conflito no bando. O roteiro é assinado por Lima Barreto e pela escritora Raquel de Queiroz.

O longa-metragem faz ainda uma homenagem à atriz Vanja Orico, morta recentemente, presente na obra atuando como a mulher do temido Galdino, representando o papel de Maria “Bonita”. Considerado um clássico, “O Cangaceiro” recebeu o prêmio internacional de melhor filme de aventura e uma menção honrosa pela trilha sonora no Festival de Cannes de 1953.

Serviço:  Sessão Cult apresenta “O Cangaceiro”, de Lima Barreto. Sábado (28), às 16h, no Cine Libero Luxardo, do Centur (Gentil, 650, Nazaré). Classificação: 16 anos. Entrada franca.