Notícias

Programação especial marca os 144 anos da Biblioteca Arthur Vianna

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
02/03/2015 16h53

O mês de março na Fundação Cultural do Pará (FCP) será dedicado ao aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna. De 23 a 28 de março, o público recebe uma programação variada e gratuita em todos os espaços que fazem parte da instituição, como o Cine Líbero Luxardo e o Teatro Waldemar Henrique. Entre as atividades, será realizada a entrega do “Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012 e 2013” e o retorno da exposição “Mário de Andrade na Amazônia”.

As atividades foram elaboradas pela Diretoria de Leitura e Informação da FCP. “Com foco nas comemorações, mas também na divulgação dos serviços e projetos realizados pela biblioteca, se aproximando mais de seus usuários”, explica Ruth Selma dos Santos, coordenadora da Arthur Vianna.

A primeira atividade desta programação será justamente no ambiente da comunidade, a Escola Estadual Professora Leonor Nogueira, na Marambaia, que recebe o ônibus-biblioteca do projeto “Caravana da Leitura”, dia 23, das 9h às 12h; e dia 24, das 14h às 17h.

No mesmo dia será realizada a entrega do “Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012 e 2013”, no Teatro Margarida Schivasappa, a partir das 19h. Instituído em 2007, ele premia escritores nas categorias: romance (em âmbito nacional), poesia, crônica e conto (apenas autores paraenses ou residentes no Pará). As obras selecionadas serão editadas pela FCP e cada vencedor das categorias poesia, conto e crônica recebe premiação no valor de R$ 3 mil. Já na categoria romance, a premiação será de R$ 5 mil.

O filme “Balzac e a Costureirinha Chinesa” será a programação ofertada nos cinemas da FCP durante a semana de aniversário da biblioteca. Nos dias 23 e 24, às 19h, ele será exibido no Cine Líbero Luxardo; nos dias 26 e 27, também às 19h, ele chega ao Cine Alexandrino Moreira, localizado na Casa das Artes (Antigo IAP). Já no dia 25,  das 9h às 12h, o Cine Líbero abre suas portas para as famílias, apresentando o III Festival Pororoca de Contação de Histórias.

O projeto “A Noite é uma Palavra” realiza sua primeira edição do ano em ambiente novo, o Teatro Waldemar Henrique, na Praça da República. Escritores convidados se revezam no palco para dizer suas poesias, desde as que já foram publicadas até produções feitas exclusivamente para o evento, que será dia 24, às 19h, com entrada franca, respeitando o limite de lotação do teatro. Em 2014, o projeto foi dos que mais teve público, sendo realizado toda última terça-feira de cada mês e prestigiando autores de vários municípios paraenses.

Oficinas

Uma boa novidade deste ano, são as oficinas que serão ofertadas ao longo da semana de aniversário da biblioteca. Entre as que mais recebem inscrições está a “Oficina de Restauro de Livros”, realizada na Sala de Restauro da FCP. Serão 15 vagas disponíveis, para aulas de 23 a 27 de março, das 8h às 12h. Durante os mesmo dias e horário, será realizada a oficina Biblivre, voltada principalmente para estudantes de Bilioteconomia, com aulas na Sala G, do 1º andar do Centur.

As pessoas que visitarem a biblioteca entre os dias 23 a 28 de março poderão ver também a exposição “Mário de Andrade na Amazônia”, instalada no 2º andar, e que traz diversas fotografias relacionadas ao tema. Ainda no segundo andar, entre os dias 25 e 28, das 9h às 12h, o projeto “Caravana da Leitura” desenvolve diversas atividades literárias com o público. Toda esta interação irá render ainda uma bela premiação: a “Biblioteca Amiga”, às 19h, do dia 25, data em que a Arthur Vianna completa 144 anos.

Um universo de informação e leitura

A Biblioteca Pública Arthur Vianna está entre as maiores bibliotecas do país e recebe em média 15 mil usuários por mês, em seus 13 setores. Em termos de acervo, a instituição disponibiliza cerca de 800 mil volumes, entre livros, jornais, discos e outros. “O acervo apresenta um número variável porque recebemos muitas doações de todo tipo de materiais e há aquisições que são feitas periodicamente pela própria instituição”, explica Ruth. Entre os principais serviços que o público pode ter acesso está o empréstimo de livros, o acesso à internet e o uso das áreas voltadas especialmente para as crianças.

Fundada graças aos esforços do Sr. Joaquim Pires Machado Portella, presidente da província, que escreveu cartas para a capital e o interior da província, solicitando livros ou quantias para comprá-los, a Arthur Vianna foi solenemente inaugurada no dia 25 de março de 1871. Instalada em “um grande salão e compartimentos contíguos ao pavimento térreo do edifício do Lyceu paraense”, descreve um documento da época, seu acervo era de mais de 1914 volumes e 55 folhetos.

No governo de Lauro Sodré, no ano de 1895, foi adquirido o prédio onde funcionou o Banco Comercial do Pará, para nele instalar a Biblioteca Pública, hoje Arquivo Público do Pará, que no ano de 1894, foi oficialmente incorporado à Biblioteca. Por sua própria expansão e pela inadequação de espaço, em 1986, a Biblioteca Pública se desvinculou do Arquivo Público e foi transferida para a Fundação Cultural do Pará, onde funciona até hoje, recebendo o nome de Biblioteca Pública Arthur Vianna.

Programação:

Entrega do “Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012 e 2013”
No Teatro Margarida Schivasappa
Dia 23, 19h

Caravana da Leitura
Escola Estadual Professora Leonor Nogueira
Dia 23, das 9h às 12h

Dia 24, das 14h às 17h
Filme “Balzac e a Costureirinha Chinesa”
Cine Líbero Luxardo
Dias 23 e 24, às 19h

Oficina de Restauro
Sala de Restauro – 4º andar da FCP
15 vagas
Dias 23 a 27, das 8h às 12h

Oficina Biblivre
Sala G – 1º andar da FCP
20 vagas
Dias 23 a 27, das 8h às 12h

Exposição “Mário de Andrade na Amazônia”
Biblioteca Arthur Vianna – 2º andar da FCP
Dias 23 a 28, das 8h30 às 19h

Projeto “A Noite é uma Palavra”
Teatro Waldemar Henrique – Praça da República
Dia 24, às 19h

Caravana da Leitura
Biblioteca Arthur Vianna – 2º andar da FCP
Dias 25 a 28, das 9h às 12h

III Festival Pororoca de Contação de Histórias
Cine Líbero Luxardo
Dia 25, das 9h às 12h

Premiação “Biblioteca Amiga”
Biblioteca Arthur Vianna – 2º andar da FCP
Dia 25, às 9h

Filme “Balzac e a Costureirinha Chinesa”
Cine Alexandrino Moreira – Casa das Artes (Antigo IAP)
Dias 26 e 27, às 19h