Notícias

Curro Velho e Casa da Linguagem terão oficinas de Harmonia e Contrabaixo

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
02/03/2015 12h06

A Fundação Cultural do Pará (FCP) traz este ano duas novidades em sua grade de oficinas: aulas de Harmonia com uso de teclado, ministradas por Edgar Matos, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo, e aulas de Contrabaixo, com Adelbert Carneiro, na Casa da Linguagem, no bairro Nazaré. As oficinas ofertadas nos dois espaços são gratuitas para alunos da rede pública de ensino e já abriram as inscrições, que podem ser realizadas diretamente nas secretarias das duas instituições. Os interessados devem apresentar no ato da inscrição carteira de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência.

As oficinas estão marcadas para o período de 12 de março a 1º de abril, das 8h30 às 10h30. A Oficina de Contrabaixo, com carga horária de 18 horas, será ministrada três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), enquanto a Oficina de Harmonia, com 30 horas, será realizada de segunda a sexta-feira. Os responsáveis pelas oficinas são músicos experientes e reconhecidos em suas áreas de atuação.

Edgar Matos é integrante da tradicional Amazônia Jazz Band. Com quase duas décadas de existência, o grupo realiza um reconhecido trabalho de difusão da música instrumental. Edgar, que já ministrou aulas anteriormente, diz que a oficina contará com o apoio de apostila, mas é na prática com o instrumento que pretende passar sua experiência e conhecimento sobre harmonia.

A música é composta por melodia, que corresponde à parte cantada, uma sequência de sons; harmonia, que é o acompanhamento da melodia por meio de acordes, e ritmo, a combinação de sons dentro de um compasso, que junto com a harmonia sustentará a melodia. “Quero fazê-los compreender isso na prática, aplicar diretamente no contexto da música. Pretendo incluir diversos estilos”, adianta Edgar Matos.

Iniciantes - Para a Oficina de Contrabaixo são aguardados alunos de todos os níveis, inclusive quem nunca tocou o instrumento. “Eu vou levar para a Casa da Linguagem um método que envolve todos os níveis de conhecimento em contrabaixo. Já ministrei esta mesma oficina pelo Pronatec, e montei uma orquestra de contrabaixo, na qual cada um tinha sua função, de acordo com seu nível de conhecimento, e funcionava muito bem”, conta Adelbert Carneiro.

Contrabaixista, arranjador e compositor, Adelbert Carneiro tem mais de 20 anos de carreira musical, com reconhecimento em todo o país. Estudou contrabaixo no Musicians Institute, em Los Angeles, Califórnia, e em Brasília (DF), com o também baixista Nico Assumpção. Possui três discos solos lançados: “Cacique Camutá “(1997), “Cacique Muaná” (2003) e “Ianubiá” (2010). O músico também já ministrou aulas pelo Pronatec e no Sesi para profissionais e iniciantes. Segundo ele, não é obrigatório o aluno ter o instrumento, mas é recomendável para que possa ter mais oportunidade de prática dentro e fora da sala de aula.

Inscrições - As oficinas são gratuitas para alunos de escola pública e infocentros. Neste caso, além do RG, certidão de nascimento e comprovante de residência, é necessário apresentar também o comprovante de matrícula. Para universitários, alunos de escolas particulares e demais pessoas é cobrada uma taxa de R$ 20,00, paga no ato da inscrição. O aluno que não comunicar sua falta no primeiro dia de oficina perderá a vaga, caso não tenha sido preenchida pelos inscritos em lista de espera. O valor da taxa de inscrição não será devolvido, mas o aluno poderá garantir sua matrícula em um próximo período de oficinas, desde que comunique à Fundação Cultural do Pará sua desistência.

Serviço: Oficinas de Harmonia e Contrabaixo no Curro Velho e na Casa da Linguagem. Inscrições de 2 a 11 de março de 2015. Período das aulas: 12 de março a 1º de abril. Oficinas Curro Velho – Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, bairro do Telégrafo. Fone: (91) 3184-9100. Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, 31, bairro Nazaré. Fone: (91) 3230-1835. A lista completa de oficinas está disponível no site www.fcp.pa.gov.br.