A Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou, na noite desta quinta-feira, 11, o Selo Parceiro da Cultura para onze empresas que apoiaram projetos culturais ao longo de 2025, por meio do Programa de Incentivo Semear. A cerimônia, realizada no Teatro Margarida Schivasappa, reuniu artistas, empresários e produtores culturais de diferentes regiões do Estado, e contou com apresentações de Joelma Klaudia, Arraial do Pavulagem, Azuliteral e Grupo Nosso Tom.
O reconhecimento marca o compromisso das empresas com o fomento à arte e à cultura paraense. Em 2025, o Semear investiu cerca de R$30 milhões na produção artística e cultural do Pará, possibilitando a realização de 138 projetos em diversos segmentos e linguagens. A diversidade das propostas contempladas reforça o papel do programa na valorização do patrimônio cultural e no incentivo a novas formas de expressão artística.
Jorge Torres. Produtor Cultural
Durante o evento, o produtor cultural Jorge Torres destacou a relevância do incentivo do Governo do Pará para o setor. “Essa gestão realmente está fazendo uma grande diferença para todos nós do setor cultural, ela está sendo um diferencial, uma virada de chave. O Programa Semear é fundamental para quem quer trabalhar com a área cultural, porque vem atender uma demanda que temos, fornecendo o recurso necessário para que possamos continuar preservando nossa cultura”, afirmou.
Joelma Kláudia, Cantora e Produtora Cultural
A cantora Joelma Klaudia, idealizadora do FECANT (Festival Canção da Transamazônica), também ressaltou o impacto do programa para a manutenção do festival. “O Programa Semear, na minha vida e para o FECANT, é vital. É o nosso batimento cardíaco, é nosso sangue circulando nas nossas veias, nos nossos rios. O FECANT já existe há 11 anos, e em todas as edições tivemos o apoio do Semear. A cada ano o projeto só melhora”, disse.
Ursula Vidal, Secretária de Estado da Cultura
A secretária de Cultura do Estado, Ursula Vidal, reforçou que a política cultural do Pará se baseia na valorização dos saberes tradicionais e na força dos produtores culturais. “Nós seguimos uma estratégia de desenvolvimento que começa com quem pensa, produz, mantém tradições. Valorizamos aquele mestre de cultura, aquela biblioteca viva que aprende com a terra, com os ciclos da natureza e com seus ancestrais. Também apoiamos produtoras e produtores que movimentam a economia da leitura e da arte, fortalecendo grandes eventos que têm papel importante no fomento ao turismo e à economia”, destacou.
Thiago Miranda, Presidente da FCP
O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, celebrou os resultados alcançados. “Estamos comemorando uma grande vitória: este ano alcançamos cerca de R$30 milhões investidos no fomento à cultura do nosso Estado”, afirmou. O Selo Parceiro da Cultura reforça o compromisso entre iniciativa privada e setor público na promoção de ações culturais que fortalecem a identidade, a economia criativa e a circulação de artistas e projetos em todo o Pará.
Texto: Matheus Maciel/Ascom FCP