Notícias

Baile de Carnaval da FCP reúne famílias e celebra tradição em Belém

Segundo dia de festa no Centur destaca segurança e diversidade musical com foco na valorização dos artistas paraenses
Por Matheus Maciel (ASCOM)
01/03/2026 08h30 - Atualizada em hoje 14h52

O segundo dia do tradicional baile de carnaval promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), que ocorreu neste sábado (28), transformou a sede da instituição em um grande ponto de encontro para famílias belenenses com públicos de diferentes idades e bairros da capital.

Com a proposta de manter as tradições carnavalescas, o baile ofereceu um ambiente organizado e seguro, valorizando artistas locais e fortalecendo a cultura paraense durante o período de carnaval. Fantasias coloridas, sorrisos e muita música marcaram a segunda noite, que teve clima de confraternização e nostalgia.

Banda Pegada do AxéA programação musical contou com apresentações da Bateria Danada das Crias do Curro Velho, Banda Pegada do Axé, Luan Kássio, Banda Sayonara, Banda I Love Pagode e Vingadores do Brega. A diversidade de estilos garantiu animação, levando o público a dançar do início ao fim com a energia do carnaval.

Além dos shows, o evento contou com área gastronômica e espaço infantil, permitindo que famílias inteiras pudessem aproveitar a festa com conforto. 

Entre os participantes, a professora Maria de Lima Monteiro, de 54 anos, moradora do bairro de Canudos, fez questão de participar fantasiada e destacou o valor simbólico do evento. “Estar aqui no Centur está sendo gratificante para mim, porque já não existe mais o Carnaval como antigamente, e o Centur ainda mantém essa tradição dos bailes de carnaval. Aqui é um lugar familiar e seguro. Eu coloquei a minha fantasia para marcar e para lembrar aquelas épocas em que eu pulava o meu carnaval”, relatou.

A professora Maria de Lima MonteiroQuem também esteve prestigiando o segundo dia do Baile de carnaval da FCP foi a dona de casa, Luciana Pinho, 48 anos, que veio do bairro do Mangueirão acompanhada da família. "Eu sempre prestigio os eventos que são realizados aqui pela Fundação Cultural. Eu acho sempre maravilhoso, porque é um lugar onde você encontra famílias, tem segurança e eu acho muito legal as atrações. Hoje eu trouxe meus filhos e meu esposo. Estou adorando o Carnaval daqui", destacou.

A dona de casa Luciana Pinho esteve na programação com a famíliaO Baile de Carnaval da FCP segue até este domingo (1º), a partir das 18h, com apresentações de Arthur Espíndola, Nega Lora, Jeff Moraes, Maria Lu e Banda Xeiro Verde, encerrando a programação.

O evento reforça o compromisso do governo do Pará com a promoção da cultura, do lazer e da valorização dos artistas locais, mantendo viva a tradição dos bailes carnavalescos em Belém.