Notícias

Biblioteca Pública Arthur Vianna recebe mostra de cinema que ressalta o protagonismo de mulheres negras

Por Kalylle Isse (FCP)
29/11/2022 09h58 - Atualizada em em 30/11/2022 11h27

Nesta quarta-feira (30), às 16h30, a Biblioteca Pública Arthur Vianna receberá a mostra de cinema “Sobonfu Somé”. A programação será gratuita e exibirá três documentários, que envolvem temáticas do cinema negro, no Auditório Aloysio Chaves, localizado no terceiro andar do Centur.

A mostra, realizada em parceria com o Museu das Mulheres (DAS), foi inspirada na africana Sobonfu Somé da tribo Dagara. Sobonfu e seu companheiro Malidona circulavam nas comunidades da África ensinando a sabedoria dos relacionamentos e da ancestralidade.

O evento apresentará os filmes “Das Raízes às Pontas" de Flora Egécia (DF), “Mulheres de Barro” de Edileuza Penha (DF) e “Entre o Rasto e o Rosto na Alma dos Khoisans do Cunene” de Marisol Kadiegi (DF). Ao fim da sessão, haverá uma fala da curadora da mostra, Renata Parreira, que será transmitida remotamente.

Esta é a primeira edição da mostra, que foi lançada como parte da programação anual do Museu das Mulheres, e ficará em cartaz de forma híbrida e itinerante no espaço até o dia 18 de dezembro de 2022. Além da curadoria de Renata Parreira, a mostra tem direção geral de Sissa Aneleh e coordenação de Ingrid Gerolimich.


Serviço


Mostra de Cinema Sobonfu Somé


Data: 30/11

Horário: 16h30

Local: Auditório Aloysio Chaves, 3º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Centur - Avenida Gentil Bittencourt, 650.