Expedição Literária em Belterra e Santarém expandem as práticas de leitura pelo Pará

Por Kalylle Isse (FCP)
02/12/2022 10h54

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, promoveu a Expedição Literária nos municípios de Belterra e Santarém. A ação visa incentivar o interesse pela leitura e pela arte no interior do estado. Realizado com a parceria das prefeituras locais, a Expedição termina hoje (2) e traz bons resultados de fomento à cultura.

Em Belterra, foram ministradas 3 oficinas, além de um sarau literomusical. As atividades tiveram como público-alvo professores ativos da educação básica da rede pública municipal, bem como acadêmicos de pedagogia, entre outros. A visita ao município ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro.

Para Suane Soledade, que orientou a Oficina de Contação de Histórias, a ação é fundamental para desenvolver o senso crítico sobre a importância das práticas de leitura, além da capacitação, por meio da contação de histórias, como recurso pedagógico na formação de crianças. “Espera-se que o público envolvido tenha o despertar e entendimento para novas práticas de contação de história como produtor de cultura e agregador social”, explicou a ministrante.

Nos dois primeiros dias de dezembro, a visita aconteceu em Santarém. O município contou com oficinas de contação de história e de projetos, mas também contribuiu com laboratórios de libras, teatro e mediação de leitura para professores.