Notícias

Gibiteca da FCP tem mais de 30 mil exemplares e acervo histórico

Por Kalylle Isse (FCP)
30/01/2023 13h40 - Atualizada em em 30/01/2023 13h44

Hoje (30), é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional em homenagem à primeira história em quadrinho publicada no Brasil em 1869. Essa data coloca em evidência a importância dos gibis para a iniciação de crianças e jovens à leitura. Com uma média de 130 visitantes por mês, a gibiteca da Fundação Cultural do Pará é responsável por introduzir o público juvenil a esse universo literário. 

Criado na década de 90, o espaço surgiu a partir de doações e da demanda de leitores de quadrinhos. Inicialmente, a gibiteca fazia parte da seção infantil da Biblioteca Pública Arthur Vianna e, mais tarde, ganhou um ambiente próprio. O acervo é adquirido, exclusivamente, através de doações. Atualmente, a gibiteca conta com mais de 30 mil exemplares, incluindo obras raras, como “Aventuras de Bill, O Detective Secreto”. 

A sessão de gibis da FCP está preparada para receber todo tipo de público que se interessa por quadrinhos, desde leitores iniciantes até pesquisadores e colecionadores. O material deve ser consultado apenas no local, pois não é permitido o empréstimo. As doações são feitas na própria biblioteca ou, dependendo da quantidade de exemplares, a Fundação pode fazer a coleta do material.

Segundo a bibliotecária da FCP Vilma Lacerda, a história em quadrinhos é um elemento instigador de leitura, por ser lúdico e facilitar o entendimento da história. “A função maior da gibiteca é essa, atrair o pequeno leitor e fazer com que ele seja cativado pela literatura através desse formato de leitura”, explica Vilma. Ela também pontua que o espaço é muito frequentado por estudiosos desse tipo de ficção, que também já trabalharam no espaço.

O horário de funcionamento da gibiteca é das 9h às 18h, de segunda a sexta, no terceiro andar do Centur. É lá que também acontecem oficinas e workshops de desenho, encontros de cosplay e RPG, entre outras atividades. A partir de hoje, o público pode conferir uma vasta programação na Semana do Quadrinho Nacional, evento promovido pela Biblioteca da FCP em homenagem a esse gênero literário.