Notícias

Crias do Curro Velho promove folia e tradição de brincar há 32 anos

Por Álvaro Frota (FCP)
03/02/2023 14h46 - Atualizada em em 07/02/2023 14h18

O ensaio geral das Crias do Curro Velho para o desfile de carnaval vai acontecer neste domingo (5), às 9h. Ao todo, cerca de 500 crianças participarão do desfile no dia 11, que tem  como tema “Brincar e Encantar: preservar a memória do nosso lugar”. A ideia é sobre abrigar diversas temáticas e reflexões apresentadas pelos alunos por meio da leveza das brincadeiras e da ludicidade.

Os 12 cursos oferecidos pelo Núcleo de Oficinas Curro Velho, espaço da Fundação Cultural do Pará, acontecerão até o dia 10 de fevereiro. Toda essa preparação tem um motivo, o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho, que faz história há mais de 30 anos. E, para muitas famílias, é parte da própria tradição.

Alziana Mattar da Fonseca começou a frequentar as oficinas quando tinha 12 anos. Encantada pela bateria desde então, ela esteve presente em todos os anos de folia no Curro. Atualmente, ela acompanha o filho Francisco, que participa das oficinas desde 2016, quando tinha apenas quatro anos. A mãe conta que é a bateria que os motiva a participar “com muita euforia” todo esse tempo.

“É poder ver essas crianças, adolescentes, mães e pais aprenderem com motivação e emoção, juntos com instrutores maravilhosos, algo que serve pra vida”, explicou Alziana, ao falar sobre como as Crias podem mudar a vida de crianças nas periferias. Ela ainda reforça o impacto de participar da folia junto ao filho. “É interagir, não só com ele, mas com toda escola de samba do Curro Velho, é se fazer presente na vida dele”.

Jorge Cunha, responsável pelo desfile e Coordenador de Iniciação Artística, diz que a manutenção das Crias tem grande importância para a comunidade. “Muitos já a consideram tradição no bairro. É também um momento onde alguns ex-alunos têm a possibilidade de começar a serem monitores e instrutores", explica o coordenador, que está à frente dos carnavais do Curro desde 2005.

"Olha, depois de dois anos sem Carnaval, em razão da pandemia, a expectativa é grande, e a melhor possível, principalmente por ver os participantes animados e interessados", finaliza Jorge.