Notícias

FCP recebe X Fórum Bienal de Pesquisa em Arte da UFPA

Encontro será realizado de 22 a 25 de março na Casa das Artes, Museu de Arte Sacra e Museu da UFPA
Por Helena Saria (ASCOM)
22/03/2023 18h01 - Atualizada em em 28/03/2023 17h35

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, recebe, nas próximas quinta (23) e sexta (24), em Belém, o X Fórum Bienal de Pesquisa em Arte da UFPA (PPGARTES/UFPA) e seus eventos associados: III Encontro Regional da ANPAP Norte-Belém e a II Jornada Arte Educação do Profartes. Nesta edição, o tema do evento será “Arte e Pensamento Contemporâneo em Revisão", e convida à reflexão sobre o que tem sido a arte nestes tempos pós-pandêmico. 

Com entrada gratuita, e sob a coordenação dos profissionais Alexandre Sequeira, Áureo de Freitas, Gustavo Gonçalves, Hosana Celeste e Larissa Latif, o Fórum traz como questionamentos: “Que perguntas temos feito, que caminhos foram abertos ou transformados, que éticas, que forças e potências ganhamos ou perdemos? De que lugares falamos, que interseccionalidades nos atravessam, como nossos modos de fazer e de viver resistiram ou pereceram?” 

Essas e outras inquietações serão exploradas sob a forma de atos poéticos, comunicações, pôsteres e mesas-redondas, em três espaços da cidade: Museu de Arte Sacra (cerimônia de abertura solene, com a participação de autoridades), Casa das Artes (atos poéticos, comunicações, pôsteres e mesas-redondas) e Museu da UFPA (mesa-redonda de encerramento). 

Segundo Melissa Barbery, coordenadora de Artes Visuais e Audiovisual da FCP, a Casa das Artes é um centro de experimentação artística e a realização do Fórum no espaço tem grande valor simbólico.

“A gente está falando de uma relação acadêmica e não-acadêmica na qual trabalhamos com a mesma matéria que a academia trabalha: artistas, pesquisadores/as, curadores/as, produtores/as culturais e professores/as. É a mesma matéria, só que em outra  perspectiva. Então, a importância desse evento acontecer aqui é determinante, muito representativa”, explica a servidora.

O X Fórum Bienal de Pesquisa em Arte da UFPA (PPGARTES/UFPA) é uma realização do PPGARTES/UFPA, ICA/UFPA, PROPESP/UFPA e UFPA, e conta com o apoio da SOL Tecnologia, Arte e Cidadania, FAV/UFPA, Museu da UFPA, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Secretaria de Cultura da Cidade de Belém e Governo do Pará. Para mais informações clique: https://www.even3.com.br/xfbpa/