Notícias

Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística prorrogado até 20 de abril

Por Helena Saria (ASCOM)
29/03/2023 14h14 - Atualizada em em 29/03/2023 15h01

A Fundação Cultural do Pará (FCP) publicou nesta quarta-feira (29) portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) prorrogando o prazo para inscrições ao Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística 2023. Com aporte financeiro de R$ 1 milhão, o edital vai premiar até 40 propostas inéditas de pesquisas nos mais variados segmentos artísticos e culturais. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário virtual até o próximo dia 20 de abril.

Podem se inscrever artistas e pesquisadores que atuem nas categorias de artes visuais, teatro, dança, circo, audiovisual, música, arte literária, designer ou moda, e apresentem práticas e poéticas contemporâneas. A idade mínima é 18 anos, e o candidato deve residir comprovadamente no Pará. O edital destinará 40 prêmios, no valor de R$ 25 mil, distribuídos entre a Região de Integração Guajará, com 40% dos prêmios, e as demais regiões, com 60% das propostas premiadas.

O concurso visa incentivar a investigação e a experimentação artística inédita de práticas e poéticas contemporâneas, nas diferentes regiões da Amazônia paraense.

Segundo Lana Machado, diretora da Casa das Artes (unidade da FCP), o edital é uma importante ação de valorização, incentivo e difusão de processos de experimentação de pesquisas produzidas no Pará. “As inscrições para o Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística serão prorrogadas até o dia 20 de abril, e os interessados podem acessar o link do edital no site da Fundação - fcp.pa.gov.br - e inscrever suas propostas até essa data”, informou a diretora.

Inscreva-se clicando aqui

Confira o edital com o cronograma atualizado

Serviço: Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail pesquisafcp2023@gmail.com. Para garantir um adequado suporte aos proponentes, somente serão respondidos por ordem de chegada os e-mails enviados até as 14 h do penúltimo dia do edital, no horário de Belém.