Notícias

Expedição Literária da Fundação Cultural chega a Marabá

Programação com workshops, oficinas, Feira de Livros e Sarau promovem interação entre escritores e estudantes da educação básica
Por Manuela Oliveira (ASCOM)
18/04/2023 10h55

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Leitura e Informação (DLI), realizará nova etapa da Expedição Literária em Marabá, município do sudeste paraense. Desde esta segunda-feira (17) são promovidos workshops e oficinas de Escrita Criativa e Elaboração de Projetos Culturais, além de cinema itinerante, circuitos do livro e sarau literomusical.

O objetivo dessas ações é a qualificação da escrita literária, além do ensino de planejamento de ações culturais para estudantes, professores, escritores e demais fazedores de cultura.

“A Expedição Literária chega ao município de Marabá, na Região Carajás, com o objetivo de apoiar a produção cultural local, da mesma forma que visa promover o fomento à leitura e ao fortalecimento da cadeia produtiva do livro, qualificando escritores e demais fazedores de cultura e garantindo a circulação das produções bibliográficas locais, com a interação entre escritores e estudantes da educação básica, no Circuito do livro e com a Feira de Livros, uma importante ferramenta de circulação das obras produzidas na região”, informou a diretora da DLI, Neila Garcia.

Nos dias 18 e 19 (terça e quarta-feira) serão realizadas oficinas de Jogos Narrativos, das 09h às 14 h, e de Escrita Criativa, as 19 h, na Biblioteca Orlando Lima Lobo. Nesse período, também ocorrerá o Cinema Itinerante em quatro escolas do município.

Livros e Sarau - O Circuito do Livro será na Escola Municipal São Francisco, pela manhã e à tarde, nesta terça-feira. No dia 20 (quinta-feira) serão entregues kits de livros, com a presença do presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, pela manhã. A programação da semana inclui ainda a Feira de Livros e o Sarau, ambos as 19 h, na orla Encontro dos Rios.

“A proposta da Expedição Literária, além de democratizar o acesso aos projetos listados na missão institucional desta FCP, é também garantir o protagonismo dos agentes culturais das regiões por onde passa. Portanto, em breve também estaremos levando as ações da Expedição para outras regiões de Integração do nosso Estado, pois é interesse desta entidade promover o protagonismo de sua gente e o fortalecimento da identidade cultural do Pará”, anunciou Thiago Miranda.

Programação

18/04 - Escola Dezuita de Melo Albuquerque, localizada na Avenida Gaviões, QD Especial Laranjeiras. O cinema será as 15 h.

19/04 - Escola Pequeno Pajé, que fica na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro São Félix, vai ter programação as 09 h.

20/04 - Escola Jonathas Pontes Athias, na Folha 22, Nova Marabá. Programação as 15 h.

Nos dias 25, 26 e 27 está previsto o Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, na Biblioteca Orlando Lima Lobo, as 19 h.