Sarau Literomusical encerra programação da Fundação Cultural em Marabá

O governo do Estado investe no apoio à produção cultural, fomento à leitura e na qualificação de escritores e demais fazedores de cultura
Por Manuela Oliveira (ASCOM)
20/04/2023 11h02 - Atualizada em em 20/04/2023 12h14

A Fundação Cultural do Pará (FCP) encerra nesta quinta-feira (20) uma série de ações no Sudeste do Pará, no município-polo de Marabá, destinadas a apoiar a produção cultural, fomentar a leitura e qualificar escritores e demais fazedores de cultura, além de garantir a circulação das produções bibliográficas locais.

A programação realizada pela Diretoria de Leitura e Informação (DLI), dentro da nova etapa do Projeto Expedição Literária, inclui workshops e oficinas de Escrita Criativa e Elaboração de Projetos Culturais. Também fazem parte da programação o Projeto Cinema Itinerante, o Circuito do Livro e o Sarau Literomusical, evento que encerrará a programação cultural na orla da sede de Marabá.

Livros doados pela Fundação Cultural do Pará a escolas e bibliotecas“O 'Leitura Por Todo o Pará' é um projeto que surge na Fundação pelo compromisso do governo do Estado em garantir a difusão da literatura por todo o Pará. Nesse mês de abril, só aqui na Região de Integração Carajás, a gente já garantiu a distribuição de cerca de nove mil livros pra escolas municipais, espaços de leitura e bibliotecas, e isso vai acontecer ainda em outros municípios. Iniciamos por Marabá, mas vamos atingir outros municípios, num total aproximado de 25 mil livros distribuídos de literatura paraense”, informou o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Capacitação – A programação incluiu oficinas de Jogos Narrativos e Contação de Histórias nas escolas, e de Escrita Criativa na Biblioteca Orlando Lima Lobo, com o objetivo de qualificar a escrita literária e o ensino, com o planejamento de ações culturais para estudantes, professores, escritores e demais fazedores de cultura.

Professora Jacinta Pontes: leitura de deleitePara a professora Jacinta Pontes, que participa da oficina de Contação de Histórias, a capacitação engrandece o trabalho que já realiza. “Essa oficina está nos enriquecendo com a atual metodologia que a gente está abordando nas salas de leitura, que é a leitura de deleite. Aquela antiga, de obrigar a criança a ler, não cabe mais. Hoje temos que saber conquistar a criança para aguçar a curiosidade, para que ela queira ler. Para isso, precisamos ter capacitações como esta de hoje, que nos ensina técnicas para essa conquista. Estou muito feliz em aprender mais e pode levar isso para os jovens”, disse Jacinta Pontes.

As oficinas qualificam pessoas nas diversas regiões, para que possam trabalhar dentro da cadeia produtiva e deixá-las aptas à elaboração de projetos culturais em diversas linguagens.

Luana Moura, pedagoga e professora da oficina de Contação de Histórias, da qual participam quase 30 professoras de salas de leitura, a atividade vai além de contar histórias para os alunos. “A contação de histórias contribui em tudo, porque quando você conta histórias pra criança, ela se interessa. Ela quer aprender, conhecer, e o conhecimento é sempre a melhor forma de se vencer na vida”, destacou.

O Cinema Itinerante foi levado a quatro escolas do município, integrado ao “Leitura por todo o Pará”. “Temos qualificações e programação cultural envolvendo a formação de leitor, mas também envolvendo formação de público para o audiovisual, que é o caso do Cinema Itinerante, do Sarau Literomusical, das qualificações em livros eletrônicos. A gente sabe que hoje a realidade da circulação do livro no virtual é muito exigente, e essa evidência exige que o mercado também se qualifique, e o escritor possa não só elaborar seu livro, mas usar as ferramentas do mundo tecnológico pra fazê-lo circular”, detalhou a diretora da DLI, Neila Garcés.

Oficina de Escrita CriativaExperiência - O estudante do ensino médio Paulo André Oliveira, diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), quer ser escritor. Para ele, participar da oficina de Escrita Criativa foi uma experiência enriquecedora. “Está sendo muito bom porque aqui tem escritores profissionais, que já lançaram mais de um livro. Eles falam da experiência própria, nos dão dicas das suas histórias. Afinal, eles são escritores. Além disso, aprendi muitas técnicas e pude tirar dúvidas com a professora. Estou muito feliz”, garantiu o estudante.

O Sarau Literomusical vai encerrar a programação na orla de Marabá, as 19 h. Também farão parte da agenda desta quinta-feira o Circuito do Livro e a Feira de Livros, e ainda a entrega de kits de livros de autores paraenses para escolas da região.

Thiago Miranda, Presidente.