Notícias

Fundação Cultural do Pará apresenta Auto Junino 2023 com o espetáculo "Abre o livro, João!" no Núcleo de Oficinas Curro Velho

Por Helena Saria (ASCOM)
09/06/2023 09h54

A Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho (NOCV), prepara-se para apresentar o Auto Junino 2023, evento que faz parte da programação do Arraial de Todos os Santos. O espetáculo intitulado "Abre o livro, João!" será encenado nos dias 9, 10 e 11 de junho. O elenco é composto por 160 participantes, entre crianças e adolescentes que são alunos das oficinas de teatro, música e dança da instituição. A peça promete encantar o público com ação, aventura e momentos de aprendizado.

A peça, escrita por José Maria Bezerra, conta a história de João, um garoto com o poder de viajar através de um livro. Ao lado de uma turma de amigos, ele embarca em uma aventura repleta de encontros fabulosos com personagens da cultura popular, como botos, a boiúna, o curupira, a cobra grande e pássaros juninos. O espetáculo é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e professor, João de Jesus Paes Loureiro.

Jorge Cunha, Coordenador de Iniciação Artística do NOCV, explica que a cada ano o Auto Junino se renova com novos integrantes. “Para nós o Auto Junino é uma grande festa que já dura 32 anos, onde a gente procura usar todos os espaços disponíveis: a nave, o anftiteatro e a praça do quiosque, além de tentar contemplar todas as faixas etárias”, conclui.

O Auto Junino contará também com outras atrações ao longo dos três dias de evento. A programação terá início com a apresentação dos resultados da Oficina de Prática Percussiva, ministrada por Heraldo Santos, seguida pelo espetáculo "A Quase Morte do Boi Parazinho", dirigido por Rubervaldo Cruz Sarmento Filho, na Praça do Quiosque do Curro Velho. 

Além disso, estão previstas as apresentações dos espetáculos "A Saga de Agotime", dirigido por Taynara Garcia, no Teatro do Curro Velho, e "Circenses na Roça", dirigido por Erverton Figueiredo, na Nave do Curro Velho. Cada espetáculo terá duração média de 30 minutos.

Para encerrar as noites de festa, haverá shows musicais no Anfiteatro da casa: No dia 9 de junho, o público poderá prestigiar o show de Mano Ió, no dia 10 de junho será a vez de Maria do Carimbó se apresentar, e no dia 11 de junho, a Banda Senta Peia encerrará o evento com chave de ouro.

Além das apresentações mencionadas, o Auto Junino 2023 também contará com Projeção Mapeada (Video Mapping) promovida pelo instrutor Kauê Lima, que conduzirá essa experiência visual única na fachada do Curro Velho. A partir das 18h30, os participantes poderão desfrutar desse espetáculo de projeções que transformará a arquitetura do local em uma tela viva, oferecendo uma experiência visual deslumbrante. 

O Auto Junino é uma tradição que já dura 32 anos e tem sido fundamental para a Iniciação Artística de muitas crianças e jovens da comunidade. Hoje, alguns desses participantes são instrutores e até mesmo pais, trazendo seus filhos para fazerem parte do processo criativo.

As apresentações do espetáculo "Abre o livro, João!" e demais atividades do Auto Junino proporcionam momentos de integração e convivência entre os participantes das oficinas. O evento acolhe todas as crianças acima de seis anos de idade, incluindo seus responsáveis, para que juntos possam vivenciar uma experiência enriquecedora.

O Auto Junino é uma oportunidade única para apreciar o talento e a criatividade dos jovens artistas da Iniciação Artística do Curro Velho. A Fundação Cultural do Pará convida a todos para prestigiar esse evento culturalmente enriquecedor e celebrar as tradições juninas de forma artística e divertida.

Serviço: 

Evento: Auto Junino 2023 

Data: 09, 10 e 11 de junho de 2023 

Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho 

Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287

Horário: A partir das 18h (espetáculo principal) 

Entrada Gratuita