Auto Junino em continuidade a programação do Arraial de Todos os Santos

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
12/06/2023 09h04

A Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Oficinas do Curro Velho, dá continuação a programação do Arraial de Todos os Santos, com o Auto Junino, que começou na última sexta-feira, (9), às 18h.

O Auto Junino é uma tradição que está presente há mais de 30 anos no Curro Velho, trazendo elementos da cultura popular paraense e brasileira. Com o objetivo de manter o comprometimento e a responsabilidade de preservar e manter a cultura para crianças e aos moradores de regiões próximas, com trabalhos artísticos como dança, música e teatro.

As apresentações começaram na “Nave do Curro Velho” e foram percorrendo todo espaço da fundação. As performances foram feitas por crianças, pré-adolescentes e alguns pais e responsáveis que, em sua maioria, são moradores da Vila da Barca, mas que englobam pessoas da região metropolitana.

A principal peça  “Abre o livro, João”, escrita por José Maria Bezerra, vem contar a história de um menino chamado João,que viaja com seus amigos pelo seu livro mágico, trazendo em cena personagens da cultura popular, como o curupira e a cobra grande.

O espetáculo vem homenagear o escritor e poeta paraense, João de Jesus Paes Loureiro, que esteve presente na noite de estreia do espetáculo e contou um pouco como se sentiu. “Eu estou muito emocionado, porque eu conheço a fundação desde suas origens,eu pude acompanhar todo seu processo, tenho uma admiração enorme, pois é um exemplo de resistência, mantendo os melhores tempos através da arte, fortalecendo o ciclo junino que é o mais importante do Brasil”, comentou o artista.

Além do escritor paraense, outra artista foi homenageada na noite do dia 9, Iracema Oliveira, Mestra de Cultura Popular, título dado pela Fundação Cultural, que prestigiou a peça ao lado de João de Jesus. “Eu me senti muito honrada, pois estou na cultura popular desde meus 7 anos, comecei a dar meus primeiros passos como porta pássaro junino, e ver os meninos vestidos de tucanos me deu uma emoção muito grande, me dando a certeza que eu nasci pra isso”, declarou a Mestra.

“Eu tenho toda uma vida dedicada à cultura popular, então uma homenagem dessas só veio coroar o meu trabalho. E a fundação sempre preza  por essa qualidade de homenagear artistas que ainda estão vivos, e receber essa homenagem aqui no meu bairro, onde eu nasci, me criei, e estou vivendo,é um privilégio, não podia ser melhor, eu não vou esquecer nunca”, finalizou Iracema Oliveira.

A programação do Auto Junino continuará até o dia 11, no domingo, mas o Arraial de Todos os Santos continuará por todo mês de junho e começo do mês de julho. Paulo Assunção, Diretor do Núcleo de Oficinas do Curro Velho, falou mais sobre o período junino. “A Fundação Cultural sempre cumpriu esse grande compromisso nessa época tão rica da cultura brasileira. Começou dia 3 na Casa das Artes, com a revoada dos pássaros juninos que é uma manifestação riquíssima do nosso estado e continua neste final de semana, aqui no Curro. Depois, seguirá sua programação a partir do dia 16 ao dia 2 de julho que é o grande Arraial de Todos os Santos”, destacou Paulo Assunção.