Núcleo de oficinas do Curro Velho encerra programação junina com grande participação popular

Evento contou com a apresentação do resultado da oficina de Prática Percussiva, além dos espetáculos "A Quase Morte do Boi Parazinho" e "Abre o livro, João!"
Por Helena Saria (ASCOM)
12/06/2023 10h05

O Núcleo de Oficinas Curro Velho, que integra a Fundação Cultural do Pará (FCP), encerrou no último domingo (11), em Belém, sua programação da quadra junina com o Auto Junino, evento tradicional que não pode faltar no Arraial de Todos os Santos. O encerramento contou com a apresentação do resultado da Oficina de Prática Percussiva, além dos espetáculos "A Quase Morte do Boi Parazinho" e "Abre o livro, João!". O público presente também pode desfrutar de uma projeção mapeada (video mapping) na fachada do Curro Velho.

O Auto Junino, que já está em sua 32ª edição, tem sido fundamental para a Iniciação Artística de muitas crianças e jovens da capital. Segundo o diretor do Núcleo de Oficinas Curro Velho, Paulo Assunção, foram recebidas mais de 3 mil pessoas nos três dias do evento.

"Eles foram incríveis, se superaram. Tocaram ritmos difíceis do Nordeste e conseguiram transmitir muita emoção. Agradeço a Fundação e ao Governo do Estado por proporcionarem essa imersão cultural", afirmou Heraldo Santos, um dos destaques do evento, e ministrante da oficina de Prática Percussiva.

Iva Rothe, técnica da Fundação Cultural do Pará, expressou sua satisfação em integrar o Arraial Junino e ressaltou a importância do Curro Velho na formação dos nossos jovens. "O Curro Velho tem uma outra profundidade na transformação das pessoas. É um espaço que acolhe pessoas de diversas idades e integra várias linguagens, é muito bonito de ver", disse.

Ruber Sarmento, instrutor da oficina de Prática de Montagem CLOWN, apresentou o espetáculo "A Quase Morte do Boi Parazinho" e ressaltou a importância de trazer mais essa linguagem artística para o Curro Velho. "Temos uma responsabilidade em agregar e somar ao espaço, e é gratificante ver que nosso nome está associado a um evento desse porte", afirmou.

O espetáculo "Abre o livro, João!", com um elenco de mais de 160 participantes, entre crianças e adolescentes que são alunos das oficinas de teatro, música e dança, encantou o público com a história de João, um garoto com o poder de viajar através de um livro. O diretor José Maria Bezerra ressaltou a importância da leitura e das homenagens prestadas a mestres da cultura popular paraense.

O último dia de programação do Auto Junino no Curro Velho foi um sucesso desde o seu início, comprovando o prestígio que alcançou em toda a comunidade. Paulo Assunção, destacou, também, que “é uma imensa satisfação poder realizar um trabalho de iniciação artística e inclusão de jovens e crianças, o que considero como um grande parceiro da educação de forma geral”. A presença de avós, pais, mães e crianças demonstra a relevância e o impacto positivo que esse evento tem na vida das pessoas, com eficiência e a humanidade da política pública da FCP.