Em Belém, Galeria Benedito Nunes recebe exposição coletiva “Nós Cartográficos"

Mostra aberta ao público nesta quinta-feira (15) é resultado do trabalho de 11 jovens artistas. Pesquisa artística foi contemplada pelo Prêmio Branco de Melo 2023.
Por Jhullyele Santos (ASCOM)
14/06/2023 12h43

A Galeria Benedito Nunes, localizada na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém, receberá na próxima quinta-feira (15), às 19h, a exposição coletiva “Nós Cartográficos”, com entrada gratuita. A mostra está entre as obras contempladas pelo Prêmio Branco de Melo 2023.

O Prêmio Branco de Melo tem por objetivo dar apoio às produções artísticas. O edital premiou 12 propostas inéditas, sendo individuais ou coletivas, nos seus mais variados segmentos e práticas. O prêmio destinado aos artistas foi de R$25 mil.

“Nós Cartográficos" resulta de uma pesquisa poética sobre a visualidade e simbologia de arcanos maiores das cartas de tarot, retratando diversas reflexões que apontam para caminhos de cunho social, político, identitário, simbólico e subjetivo, que foram sendo desenvolvidos nos últimos dois anos.

As obras desenham em sua expografia a individualidade do trabalho de cada artista, assim como a complexidade do coletivo pelas costuras, conectando e expandindo significados, contando ainda com recursos audiovisuais em seu processo de produção e pesquisa, além de ser adaptada e pensada na acessibilidade e inclusão para diversos públicos.

Processos criativos - O Mordente, nome da iniciativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará (UFPA), teve início com uma pesquisa sobre a gravura, voltada para a produção de xilogravuras. Como um projeto de extensão, sua principal característica é a abertura das portas do atelier de gravura para pessoas interessadas.

Um público diverso passou a frequentar o espaço e o projeto começou a realizar ações extra-muros da universidade, como o I Seminário de Pesquisa sobre a Imagem Gráfica, que ocorreu em 2022 na Casa das Artes.

A exposição “Nós Cartográficos” traz, entre seus artistas, graduados dos cursos de artes visuais da UFPA, da Universidade da Amazônia (Unama), assim como discentes em formação na universidade.

Elaine Arruda, professora e coordenadora do projeto Mordente, fala sobre sua participação enquanto educadora.

“Eu fico muito realizada em ver o resultado. A exposição ‘Nós Cartográficos’ foi concebida pelos bolsistas do projeto, desde a inscrição no edital até a curadoria e produção. A mostra é composta por 11 jovens artistas, alunos de graduação ou recém-formados em artes visuais. Para mim, enquanto coordenadora, é muito satisfatório perceber a qualidade profissional dos trabalhos que serão apresentados ao público", avalia.

Serviço:

Exposição “Nós Cartográficos"
Local: Galeria Benedito Nunes, subsolo da Fundação Cultural do Pará (FCP)
Data: 15/06/2023