Notícias

Cine Líbero Luxardo realiza 1º Festival de Cinema Açaí

Edital lançado em 2023 contempla 35 produções audiovisuais e promove ciclo de palestras e workshops sobre cinema
Por Álvaro Frota (FCP)
29/11/2023 14h15 - Atualizada em em 29/11/2023 14h58

Entre os dias 7 e 13 de dezembro, a sala mais charmosa de Belém aguarda o público com uma programação muito especial. Trata-se do 1º Festival de Cinema Açaí, que vai estrear 35 produções audiovisuais independentes. Além disso, o evento vai contar com palestras e workshops com inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Na ocasião, será homenageado o diretor e roteirista Fernando Segtowick, conhecido pelos filmes “Matinta” (2010), “No Movimento da Fé” (2013) e “O Reflexo do Lago" (2020). A contribuição do cineasta para a produção audiovisual da região Norte do país foi enorme, tendo conquistado prêmios em festivais de cinema no Brasil e no mundo. 

“Os festivais de cinema desempenham um papel importante disponibilizando uma plataforma para cineastas exibirem suas obras, independentemente do orçamento ou da fama. Eles são importantes para a celebração da diversidade cultural e na descoberta de novos talentos, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades de networking e discussão crítica sobre filmes”, disse a gerente do Cine Líbero Luxardo, Nádia Alves.

O presidente da Fundação Cultural do Pará ressaltou a importância da sala mais charmosa de Belém no cenário artístico do Estado. “O Cine Líbero Luxardo é um dos poucos espaços estaduais dedicados à exibição de filmes. É crucial mantê-lo ativo. A experiência de assistir a um filme fora de casa, seja sozinho ou com amigos, ajuda a manter viva a essência do cinema, enquanto tais espaços existirem”, comentou.

Confira a programação de palestra e workshops abaixo:

Roteiro de Curta-Metragem - O curso vai ser realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 9h às 12h, e tem o objetivo de ensinar profissionais iniciantes, estudantes e pessoas que já possuam projetos a tornarem seus roteiros mais bem desenvolvidos, viáveis para produção e formatados para captação de recursos.

O workshop vai ser ministrado por Adriana Moreira de Faria no auditório da Fonoteca Satyro de Melo, localizado no 3º andar do Centur, sede da Fundação Cultural do Pará. Vale ressaltar que só podem participar os maiores de 18 anos que já possuam um projeto semi-formatado com argumento ou primeiro tratamento. Inscreva-se neste link.

Direção de Produção Cinematográfica - O curso abrange a Introdução à Direção, com aulas sobre produção, direção de arte, de roteiro, videoclipe, de transmissão ao vivo, e muitos outros. Além disso, oferece exercícios práticos de análise técnica de roteiro, decupagem de cena e plano de filmagem. 

O workshop vai ser realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Cine Líbero Luxardo, das 9h às 12h. O público deve ser maior de 16 anos. Apenas 30 vagas disponíveis. Inscreva-se neste link.

Direção de Produção no Audiovisual - Ministrado por Tayana Pinheiro Amaral, o curso vai ser realizado nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, das 9h às 12h, no Cine Líbero Luxardo. O workshop pretende promover um debate sobre a cadeia produtiva do audiovisual, desde a criação da obra até a efetiva inclusão no mercado de distribuição, e a chegada aos circuitos de exibição. 

O curso vai tratar da interface do diretor de produção com os outros chefes de departamento, levando em consideração questões teóricas e práticas do cotidiano do profissional. Também serão apresentados estudos de casos para exercício dos participantes. O público deve ter mais de 18 anos. 30 vagas disponíveis. Inscreva-se neste link.

Distribuição Cinematográfica - A palestra visa promover debates sobre a cadeia produtiva do audiovisual, desde a criação da obra até a efetiva inclusão no mercado de distribuição, e a chegada aos circuitos de exibição. Os públicos-alvo são os diretores, produtores e estudantes do curso de cinema. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo link. 

Serviço

1º Festival de Cinema Açaí - Workshops e palestras

Data: 7 a 13/12

Horário: 9h às 12h

Local: Centur, sede da Fundação Cultural do Pará

Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré