Notícias

Casa das Artes promove o workshop “Desinventando a Amazônia: a imagem de um território e suas ficções audiovisuais"

Inscrições vão até a próxima terça-feira, 26, e podem ser feitas de forma online
Por Helena Saria (ASCOM)
22/03/2024 19h17 - Atualizada em em 22/03/2024 19h22

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, está com inscrições abertas para o Workshop "Desinventando a Amazônia: a imagem de um território e suas ficções audiovisuais", com o curador Mateus Moura, que será realizado de 1 a 4 de abril, das 15h às 18h.

O curso propõe uma jornada única pela história pessoal e coletiva do olhar, convidando os participantes a uma releitura da realidade e do imaginário que gerou as diversas imagens da Amazônia. Sob a orientação do instrutor, os participantes serão imersos em uma reflexão profunda sobre as representações audiovisuais desse território tão rico e complexo.

Durante o workshop, serão exibidas obras da historiografia nacional e internacional que abordam o tema, além da apresentação de vídeos selecionados pelo curador. A dinâmica também inclui reflexões políticas e estéticas sobre o território amazônico, baseadas em uma sólida referência bibliográfica que inclui obras como "A invenção da Amazônia", de Neide Gondim, e "Epistemologias do sul", de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses, entre outros.

As atividades incluirão também exercícios guiados de imaginação e memória, análise fílmica de trechos selecionados, debates sobre obras cinematográficas relevantes, leitura de textos, atividades lúdicas e muito mais. Os participantes terão a oportunidade de contribuir para a criação de um glossário de imagens e filmes relacionados à Amazônia, enriquecendo ainda mais o debate.

O workshop destina-se a artistas, pesquisadores, estudantes de artes e agentes culturais interessados em explorar novas perspectivas sobre a Amazônia através do audiovisual. As inscrições estão abertas até o dia 26 de março e podem ser feitas através deste link.