Notícias

Casa das Artes promove Roda de Cinema com “Duna 2” , “Anatomia de uma queda” e “Dias Perfeitos”

Bate-papo vai reunir especialistas na próxima quinta-feira, 4, a partir das 18h30
Por Helena Saria (ASCOM)
01/04/2024 15h49 - Atualizada em em 01/04/2024 15h52

A Fundação Cultural do Pará e o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promovem nova edição do projeto Roda de Cinema, dedicado à discussão de filmes que estão em exibição no circuito da cidade. Na próxima quinta-feira, 4, um grupo de especialistas vai discutir as obras “Duna 2”, do diretor franco-canadense Denis Villeneuve, “Anatomia de uma queda”, da francesa Justine Triet e “Dias Perfeitos”, do alemão Win Wenders, uma das mais importantes figuras do novo cinema alemão. O bate-papo começa a partir das 18h30, na Casa das Artes, com entrada franca.

A Roda de Cinema desta semana conta com a participação do coordenador do CEC, Marco Antonio Moreira, e dos especialistas John Fletcher, Alex Damasceno e Jorane Castro. “A intenção da proposta é, mensalmente, fazermos uma ação cultural vinculada ao cinema, seja um debate, um curso, enfim, são vários formatos”, explica Marco Antônio Moreira, coordenador do CEC. E destaca que, recentemente, três filmes chamaram atenção tanto do público, quanto da crítica. “A ideia é debatermos com o público, dar nossa opinião e ter a opinião do espectador, acho que uma das coisas mais interessantes na arte é o debate. Cada um tem seu ponto de vista e pode acrescentar algo no ponto de vista do outro”, conclui. 

Em “Duna: Parte 2”, filme de Denis Villeneuve, o personagem Paul Atreides (Timothée Chalamet) se une a Chani (Zendaya) e busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Uma jornada espiritual, mística e marcial se inicia. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, Paul deve evitar um futuro que só ele pode prever. Se tudo sair como planejado, ele poderá guiar a humanidade para um futuro promissor.

Já “Anatomia de uma Queda” é um suspense dramático dirigido por Justine Triet, que conta a história de um homem que é encontrado morto no chalé onde morava com sua esposa e seu filho com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita". A viúva é indiciada e entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam. Em 2024, a obra ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Sandra Hüller) e Melhor Montagem.

O terceiro e último filme escolhido para o debate foi “Dias Perfeitos”, do premiado Win Wenders, que acompanha a história de Hirayama (Koji Yakusho), um homem de meia idade reflexivo que vive sua vida de forma modesta como zelador, limpando banheiros em Tóquio. Sua vida é revelada ao espectador através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores, uma vez que são suas três paixões. À medida que a vida de Hirayama avança, encontros inesperados começam a surgir revelando um passado sombrio e não tão metódico do zelador. O longa explora temas como a solidão, fuga e busca de sentido na vida moderna.

Serviço:
Evento: Roda de Cinema sobre os filmes “Duna 2”, “Anatomia de uma queda” e “Dias Perfeitos”
Local: Casa das Artes, sala 23
Horário: 18h30 
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236
Entrada Franca